A Tecnoshow Comigo além de ser uma importante vitrine de inovação tecnológica, também é um ponto de encontro de quem movimenta o agronegócio brasileiro, e, nesse contexto estratégico, a Universidade de Rio Verde marcou presença com dois importantes estandes difundindo conhecimento e se tornando palco de divulgação das principais pesquisas. A presença da UniRV na feira tecnológica consolida a instituição referência nacional em educação superior em todo país, como uma das principais fomentadoras de pesquisa e inovação com impacto direto no agronegócio brasileiro.
Corroborando essa posição de protagonismo, o Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE), realizou a plenária direto do estande da UniRV nesta sexta-feira, dia 11 de abril. O encontro além de aproximar o órgão máximo de educação em Goiás, da realidade tecnológica que a feira oportuniza, proporcionando aos conselheiros uma imersão no ambiente da feira, reconhecida por conectar pesquisa, tecnologia e produtividade, também serviu para acompanharem de perto, o papel da Universidade como ponte entre o conhecimento acadêmico e as necessidades reais do campo, fortalecendo o compromisso da instituição com a excelência no ensino, na pesquisa e na extensão.

“Nós realizamos uma sessão ordinária do Conselho Estadual de Educação direto do estande da UniRV na Tecnoshow, conhecemos a feira, e vimos a importante contribuição da UniRV com os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, que são ligados ao agronegócio. A Universidade de Rio Verde mostra para a sociedade inteira o tipo de serviço que ela presta. Muito obrigado pelo convite, foi um prazer estar aqui hoje,” comentou Flávio Roberto de Castro, presidente do CEE.
Além da plenária direto do estande da UniRV na Tecnoshow, os membros do CEE também conheceram as instalações onde irá funcionar o Centro de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação -Agrohub UniRV. Com o objetivo promover pesquisa, inovação e empreendedorismo, conectando a Universidade com empresas nacionais e multinacionais, aliado a criação de políticas públicas por parte do governo.

O Centro contará com infraestrutura de ponta, incluindo laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, incubadora de startups, aceleradora de negócios e programas de pós-graduação voltados ao setor. A implantação do AgroHub será em três fases, sendo a fase 1, responsável pela estruturação do Centro, da Incubadora Ypetech e FabLab, que é a criação de um ambiente colaborativo para startups do setor agro, espaços de coworking e suporte à inovação.
Já na fase 2, será feita a implementação da SmartFarm, uma fazenda inteligente equipada com tecnologias avançadas para experimentação, monitoramento em tempo real e desenvolvimento de práticas sustentáveis. E na fase 3, será formatada a expansão e criação de um condomínio de empresas, atraindo para o mesmo espaço tecnológico, grandes companhias do setor para impulsionar investimentos e a adoção de novas tecnologias.
Os membros do Conselho também visitatam as instalações da Biblioteca Central e do novo Hospital Municipal Universitário. A construção do HMU é fruto de uma parceria com a Prefeitura de Rio Verde com o objetivo de proporcionar uma plataforma de aprendizado prática e avançada para os estudantes dos cursos da área da saúde, além de promover melhorias na qualidade da saúde pública do município e servir como um ponto de referência para inovações na área médica em todo o país, por meio dos espaços modernos para pesquisas, transplante de órgãos e várias especialidades médicas.

Durante o tour, os conselheiros conheceram a infraestrutura de ponta que inclui mais de 300 leitos, sendo enfermarias, UTIs e de observação no pronto socorro. Durante a vista, eles também conheceram o local onde funcionará o centro cirúrgico, equipado com tecnologia moderna e cirurgia de robótica, sendo um dos poucos hospitais do país a contar com tamanha tecnologia. Além disso, o grupo conheceu o espaço dedicado à pesquisa e ensino, onde os acadêmicos dos cursos da área da saúde colocarão em prática todo aprendizado teórico.
“Para nós é muito importante estar junto com instituições que compõem o nosso sistema. Nosso intuito principal, mesmo sendo o órgão responsável por credenciar, autorizar abertura de curso, é que elas sejam saudáveis, que tenham sustentabilidade financeira e que prestam um bom serviço à comunidade, e isso a gente sabe que a Universidade de Rio Verde faz,” completou Flávio.
"Receber a plenária do Conselho Estadual de Educação dentro do nosso estande na Tecnoshow é um reconhecimento do papel que a UniRV exerce na formação de profissionais para o agronegócio e na promoção da inovação com impacto direto na sociedade. É uma honra mostrar, na prática, como a Universidade contribui com o desenvolvimento do nosso estado e do país", destacou o reitor, Prof. Dr. Alberto Barella Netto.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Marcos Santos