O agronegócio brasileiro é uma das maiores potências econômicas do país, sendo responsável por grande parte das exportações e da geração de emprego e renda, e nesse contexto, a UniRV mais uma vez se destaca na produção e difusão do conhecimento ao levar para a Tecnoshow Comigo 2025 debates de temas que vão ao encontro das demandas do setor produtivo. Um dos destaques nos últimos dias da feira, foram os painéis de debate com o Mestrado em Direito do Agronegócio e Desenvolvimento, proporcionando a troca de ideias e a identificação de soluções.
O tema "Panorama da Regularização Ambiental dos Imóveis Rurais", foi discutido na presença de especialistas, acadêmicos e profissionais do setor, elencando os desafios, as oportunidades e as perspectivas da legislação ambiental aplicada às propriedades rurais. A iniciativa demonstra o compromisso da UniRV em conectar a produção científica com as demandas práticas do mercado, oferecendo um espaço de diálogo e construção de conhecimento para o desenvolvimento sustentável do agronegócio.

Durante a mesa-redonda, mediada pela Profa. Dra. Carolina Merida, com participação do egresso Pauliney Costa e Cruz, e dos mestrandos Antônio de Las Cuevas e José Rogério dos Santos, foram abordados aspectos importantes como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), as áreas de preservação permanente (APPs), a Reserva Legal e os mecanismos de regularização existentes. Os participantes puderam interagir com os palestrantes, levantando questões específicas e compartilhando experiências sobre os entraves e os avanços na implementação da legislação ambiental.
A discussão enfatizou a importância da informação e da capacitação para que produtores rurais e demais atores do setor possam garantir a conformidade de suas atividades, contribuindo para a preservação ambiental e a segurança jurídica de seus empreendimentos. “A mesa-redonda proporcionou um importante fórum para a troca de ideias e a identificação de soluções para os desafios da regularização ambiental, alinhando a pesquisa acadêmica com as necessidades do campo e consolidando a UniRV como uma instituição fundamental para o desenvolvimento sustentável do agronegócio regional e nacional,” comenta Antônio de Las Cuevas.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Marcos Santos