Mais uma vez a Universidade de Rio Verde reforça seu compromisso com a pesquisa, inovação e extensão por meio de sua participação na Tecnoshow, uma das maiores feira tecnológica do Agronegócio. Com dois estandes dinâmicos, um voltado à Agronomia, com palestras técnicas, e outro voltado à Medicina Veterinária, repleto de atividades práticas, ambos contando com demonstrações e interações com empresas, a UniRV se destacou ao longo de toda a programação da feira.
"A UniRV marca presença na Tecnoshow, destacando nossa contribuição para o desenvolvimento e inovação no agronegócio. Nossa participação visou mostrar como a educação e a ciência podem impulsionar o avanço tecnológico e sustentável na agricultura. Constantemente investimos em tecnologia e infraestrutura para oferecer aos nossos estudantes e à comunidade uma experiência enriquecedora e atualizada", comenta o reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto.
Nos cinco dias de feira, cerca de 650 pessoas assistiram palestras nos auditórios do estande da UniRV na Tecnoshow 2025. O Primeiro dia de Feira já começou com grande movimentação, mantendo o foco em inovação, o mestrando Franco Basílio apresentaram a palestra com o tema ‘Manejo do Milho Tiguera no Sistema Soja-Milho’, visando evitar perdas econômicas e produtivas. Ainda dentro da programação do primeiro dia, o Prof. Dr. Givanildo Zildo e a mestranda em Produção Vegetal, Nathália Paulino, abordaram o assunto ‘Tratamento de Sementes (TS) de Soja e Milho’, prática necessária para garantir um arranque inicial das plântulas, de modo a garantir no final, uma boa produtividade de maneira sustentável.
Além do foco nos plots agrícolas e atividades interativas, a UniRV também fortaleceu seu trabalho de internacionalização do conhecimento aqui produzido por meio da reunião com a Embaixada Russa. O encontro com Andrey Prokin, Representante do Ministério das Relações Exteriores da Rússia e Dimitri Pekurovskii, representante da União Russa da Juventude Rural, sinalizou interesse em futuras parcerias acadêmicas e científicas.
Mais de 10 mil pessoas visitaram os dois estandes da UniRV na tecnoshow 2025, incluindo acadêmicos, pesquisadores, empresários, autoridades e representantes internacionais. Mostrando o impacto da UniRV também na tecnologia, a Startup GROUBOTS, formada por acadêmicos da Faculdade de Engenharia de Software, venceu o Desafio Inovaton do Banco do Brasil. O projeto desenvolveu robôs autônomos para o manejo de plantas daninhas. O segundo lugar ficou para o projeto de sustentabilidade no agro, com incubação prevista na Ypetec UniRV.
A Tecnoshow 2025 também marcou o lançamento oficial do Centro de Inovação e Tecnologia – AgroHub UniRV. Sua implantação começa em três fases, sendo a primeira a estruturação do Centro conta com a incubadora Ypetec e FabLab, que é a criação de um ambiente colaborativo para startups do setor agro, espaços de coworking e suporte à inovação.
A Fase 2 conta com a implantação da SmartFarm, uma fazenda inteligente equipada com tecnologias avançadas para experimentação, monitoramento em tempo real e desenvolvimento de práticas sustentáveis. E na fase 3, será a criação de um condomínio de empresas do agro, atraindo para o mesmo espaço tecnológico, grandes companhias do setor para impulsionar investimentos e a adoção de novas tecnologias. A missão do AgroHub é conectar academia, empresas e governo para impulsionar o desenvolvimento do agronegócio nacional.
Seguindo a pauta da inovação, o encontro com o Senar Goiás abordou tratativas sobre o Desafio AgroStartup 2025 e parcerias. Em reunião com a Embrapa, a diretoria e pesquisadores avaliaram futuras colaborações no AgroHub UniRV.
O terceiro dia de feira contou com uma mesa-redonda sobre planejamento sucessório no agronegócio, organizada pelo Programa de Mestrado em Direito do Agronegócio e Desenvolvimento. As discussões também abordaram estratégias jurídicas e patrimoniais para garantir a continuidade de propriedades rurais.
No estande de Medicina Veterinária os destaques foram os simuladores de parto e ressuscitação cardiopulmonar em animais. As demonstrações práticas interativas atraíram o público. Além disso, o ambiente também contava com a impressora 3D para demonstrar as próteses ortopédicas veterinárias desenvolvidas de maneira interdisciplinar nas Clínicas-escola da UniRV.
Mais de 400 acadêmicos participaram diretamente das atividades na Feira, desde a montagem do estande até ações práticas com o público. Algumas das atividades incluíram a produção de conteúdo técnico, aplicação de questionários e coleta de dados para artigos e congressos. O envolvimento dos estudantes de Agronomia nos estandes da feira reforça o vínculo entre teoria e prática, marca registrada da UniRV.
As discussões do quarto dia de Feira giraram em torno das culturas de safrinha e práticas sustentáveis. A UniRV também apresentou projetos e pesquisas de impacto aos visitantes. Um dos destaques foi o estudo sobre estruvita como fertilizante sustentável, desenvolvido em parceria com Embrapa, Universidades e Institutos Federais.
Direito Ambiental e Sustentabilidade foram grandes assuntos abordados pela UniRV na TecnoShow 2025. Um dos painéis de debate foi o ‘Panorama da Regularização Ambiental dos Imóveis Rurais’, promovido pelo Mestrado em Direito do Agronegócio e Desenvolvimento. Outros temas relevantes discutidos no estande foram o Cadastro Ambiental Rural (CAR), Reserva Legal e segurança jurídica.
No quinto e último dia de feira, o estande da UniRV recebeu o Prefeito de Rio Verde, Wellington Carrijo. Em reunião com o reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, o Prefeito reforçou a parceria duradoura entre a Universidade e o poder público buscando sempre o desenvolvimento de Rio Verde e região. “A UniRV está no meu coração. Nosso intuito é o mesmo: cada vez mais capacitar as pessoas para o mercado de trabalho, gerar riqueza, gerar renda, e gerar muito emprego e avanço. O trabalho do Professor Barella vai deixar o maior legado na história da Universidade, e nós seguiremos com esta parceria de sucesso”, afirmou.
Conselho Estadual de Educação de Goiás, CEE-GO. O Presidente do Conselho, Professor Flávio Roberto de Castro, e os demais conselheiros realizaram uma plenária diretamente do estande da UniRV, aproveitando a estrutura preparada para reuniões.
Em seguida, o grupo, acompanhado do reitor, Prof. Dr. Alberto Barella Netto; do Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Prof. Dr. Carlos César Evangelista de Menezes; do Pró-Reitor de Administração e Planejamento, Prof. Dr. Claudemir Bertuolo Furnielis; do Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Prof. Dr. Arício Vieira da Silva e da Pró-Reitora de Graduação, Prof. Dra. Kênia Alves Barcelos, pôde realizar um tour dinâmico pela Feira. Guiado por um trator que passou pelas principais atrações da Tecnoshow, o Conselho conheceu de perto a grandiosidade do evento.
O Conselho também teve a oportunidade de conhecer o Campus da UniRV. Durante a visita, os conselheiros encontraram a Biblioteca Central da UniRV, que conta com estrutura moderna, ampla e acessível. O espaço reúne mais de 100 mil títulos em seus acervos físico e digital, e recebe cerca de 15 mil acessos mensais entre acadêmicos e professores.
Outro espaço apresentado ao CEE foi o prédio do Centro de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação. O local sedia as aulas dos Programas de Mestrado e oferece um espaço equipado para o encontro de pesquisadores e acadêmicos.
Em seguida, os Conselheiros foram levados à obra do Hospital Municipal Universitário. Fruto da parceria com a Prefeitura de Rio Verde, o HMU tem como objetivo de proporcionar uma plataforma de aprendizado prática e avançada para os estudantes dos cursos da área da saúde.
O HMU conta com 311 leitos, sendo 275 de enfermaria e 36 de UTI e 15 leitos de observação no pronto socorro. A obra também tem 21 unidades ambulatoriais, centro cirúrgico equipado com tecnologia moderna e cirurgia de robótica, laboratórios e áreas de diagnóstico por imagem. Ainda foram construídos espaços dedicados à pesquisa e ensino e auditórios para eventos e treinamentos profissionais.
A participação da UniRV na TecnoShow 2025 trouxe aproximação entre academia e setor produtivo, com a apresentação pesquisas e de soluções práticas rumo à inovação, através de um ambiente interativo com palestras, demonstrações e muito networking.
O envolvimento interdisciplinar com as áreas de Agronomia, Medicina Veterinária, Engenharias, Direito e Pós-graduação mostra o compromisso da Universidade com o fomento ao conhecimento e à produção científica. O contato com grandes empresas do Agro e Instituições de educação e inovação mostram que a UniRV segue se destacando no cenário acadêmico.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Marcos Santos