A Universidade de Rio Verde viveu mais um capítulo histórico do esporte universitário neste domingo, 15 de maio, Depois de quatro dias de disputas intensas, arquibancadas cheias e rivalidade saudável entre atléticas, a 5ª edição do Inter UniRV chegou ao fim como o maior ano da competição.
Do primeiro apito às últimas medalhas entregues, o clima foi de decisão o tempo todo. O ginásio montado no Centro de Convenções virou palco de grandes atuações, viradas emocionantes e torcidas que fizeram a diferença fora de quadra.
E a Final que mais marcou o Inter, foi o futsal masculino. Famerv (Medicina Rio Verde) e Fúria (Agronomia) protagonizaram um jogo digno de decisão. Intensidade alta, marcação forte, velocidade e emoção até os minutos finais deram o tom da partida que terminou com festa da Agronomia, campeã da modalidade em uma das finais mais eletrizantes da edição.
No feminino, a Tenebrosa (Medicina Formosa) mostrou sua força. Diante da Entorse (Fisioterapia), a equipe visitante controlou os momentos decisivos e venceu a grande.
Nas quadras de vôlei masculino, técnica e a sede de vencer caminharam lado a lado. A Entorse (Fisioterapia) entrou ligada na decisão contra a Grifo (Direito) e dominou os momentos vitais da partida para fechar o confronto em 2 sets a 0.
Entre as mulheres, Famerv e Tenebrosa fizeram uma das finais mais equilibradas da competição. Em uma partida marcada por superação e espírito coletivo, a equipe rio-verdense encontrou forças nos momentos decisivos para confirmar o título.
O basquete também entregou jogos de alto nível. Na decisão masculina, Famerv e Grifo transformaram a quadra do Ginásio em cenário de uma disputa intensa, com equilíbrio até os minutos finais. Melhor para o Direito, que levantou a taça após um jogo consistente.
No handebol feminino, não faltou emoção. Famerv e Tenebrosa fizeram uma final disputada lance a lance, mas a equipe de Formosa conseguiu impor o ritmo na reta final para conquistar o campeonato.
Já entre os homens, o duelo entre Grifo e Tenebrosa manteve o nível das grandes decisões do Inter UniRV 2026. Empurrada pela torcida, a equipe rio-verdense confirmou o título e encerrou a competição como uma das atléticas mais vencedoras da edição.
Este ano consagrou Marcos, da Fisioterapia, como atleta destaque da Edição.
Celebrando o envolvimento das atléticas e torcedores, a Famerv recebeu o troféu de melhor torcida.

Além das modalidades coletivas, o Inter UniRV também foi marcado por grandes atuações nas disputas individuais. Entre tatames e piscinas, os atletas mostraram técnica, resistência e espírito competitivo em provas que movimentaram o sábado da competição. Com disputas decididas nos detalhes, a natação e o jiu-jitsu mostraram a força das modalidades individuais dentro da competição.
No jiu-jitsu, novidade na edição, as lutas reuniram combates intensos e muita vibração das atléticas. No feminino, Gabriela Barreto, da Tenebrosa (Medicina Formosa), conquistou o ouro na categoria até 64kg e ainda garantiu o título geral feminino da modalidade. Já Mayara Alves venceu a categoria até 76kg por W.O.
Entre os homens, a Atlética Fúria (Agronomia) dominou boa parte das disputas e terminou como campeã geral masculina da modalidade, com os títulos de Oziel de Freitas, na categoria até 64kg, e Antônio Carlos, campeão até 76kg e também vencedor da disputa No-Gi da categoria.
Outros destaques ficaram por conta de Kaiky Ramos, da Maníaca, campeão nas categorias até 82kg com e sem kimono; Fausto Arantes, representante dos Servidores, ouro até 88kg; Kauê Gabriel, da Cerberus (Engenharias), vencedor na categoria até 94kg; e João Vicente, da Maldosa, campeão até 100kg.
Nas piscinas, a natação entregou provas equilibradas e atletas em grande nível técnico. A atlética Maligna (Medicina Goianésia) brilhou nas disputas femininas, com Lavínia do Amaral Paulista conquistando o ouro nos estilos livre e costas, além de integrar as equipes campeãs dos revezamentos medley e livre.
No masculino, Marco Túlio Kaji dos Santos, também da Maligna, foi um dos grandes nomes da modalidade ao subir no lugar mais alto do pódio em três provas individuais: peito, costas e borboleta.
A Famerv também teve forte presença nas piscinas, conquistando medalhas importantes em diferentes categorias. Entre os destaques, Maria Eduarda Tizzo venceu os 40m peito feminino, enquanto Eduarda de Paiva Lemos garantiu ouro nos 40m borboleta.
Nos revezamentos, equilíbrio até os últimos metros. No feminino, a equipe da Maligna confirmou o favoritismo e venceu tanto o medley quanto o livre. Já no masculino, a Famerv levou a melhor no revezamento livre, enquanto a Taquicardia (Medicina Goiânia) conquistou o ouro no medley.
O encerramento reuniu premiações, homenagens e muita comemoração para atletas e torcedores, que transformaram mais uma edição dos jogos em um grande espetáculo universitário.
“Este Inter UniRV 2026 mostrou mais uma vez a força da nossa comunidade acadêmica dentro e fora das quadras. Tivemos jogos de alto nível, integração e uma participação histórica dos estudantes. Agradeço muito a Administração Superior pelo apoio”, destacou o Pró-reitor de Assuntos Estudantis, Prof. Dr. Arício Vieira da Silva.
Para o Reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, a competição já faz parte da identidade da Universidade. “O Inter UniRV representa união, saúde, espírito esportivo e pertencimento. Encerramos esta edição com a certeza de que o esporte universitário continua crescendo em todos os nossos campi. O envolvimento de nossos atletas é motivo de orgulho e nos incentiva a fazer sempre mais”, assinala.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Eduardo Thomaz e Marcos Santos