As áreas de convivência nas Universidades desempenham um papel fundamental na experiência acadêmica dos estudantes, pois além de se tornar uma extensão das salas de aula, é também um espaço dedicado aos momentos de descanso, cultura, lazer e integração, se transformando em pontos de encontro que promovem a interação entre acadêmicos de diferentes cursos e semestres, fortalecendo o senso de comunidade e pertencimento. Esses espaços estruturados para o bem-estar e a saúde mental, oferecem momentos de pausa em meio à rotina intensa de estudos.
Muitas vezes, ideias inovadoras e projetos interdisciplinares surgem em conversas informais nesses ambientes, impulsionando a criatividade e o aprendizado colaborativo. As áreas também servem como locais estratégicos para investigação acadêmica, formação de grupos de estudo e realização de eventos culturais, enriquecendo a vivência universitária. Além disso, as áreas de convivência fortalecem a identidade universitária e criam oportunidades para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes.
 (1).png)
Para o Psicólogo e Professor da Faculdade de Psicologia da UniRV, Me. Valdir Barbosa da Silva Junior, a convivência nesses ambientes contribui para o desenvolvimento de um senso de pertencimento e para o fortalecimento de laços que ultrapassam as fronteiras das salas de aula. “A vivência de estar em um espaço de convivência é primordial para o bem-estar psicológico, emocional e social de cada um de nós. Esses espaços promovem a interação social, o desenvolvimento de habilidades interpessoais e a construção de vínculos afetivos. Além disso, eles ajudam na criação de um sentimento de pertencimento, e na contribuição para o fortalecimento das relações humanas. Os espaços de convivência aqui na UniRV são essenciais, pois promovem a inclusão e o respeito à diversidade, favorecendo um ambiente acolhedor e acima de tudo um espaço humanizado, “comenta do Docente.
Reforçando o compromisso de fazer investimentos constantes em qualidade do ensino superior, conforto e comodidade, a Universidade de Rio Verde tem melhorado a infraestrutura para as atividades de ensino, pesquisa e extensão de todos os campi. Em Formosa, no Campus implantado em 2018, os investimentos foram significativos a partir de 2021, e em setembro do ano seguinte, a comunidade acadêmica da cidade do entorno de Brasília, recebeu um prédio totalmente reformado e ampliado, construída inclusive, uma área de convivência toda equipada para descanso e alimentação.
O local bastante frequentado pelos acadêmicos conta com um belíssimo trabalho de paisagismo, elaborando um ambiente aconchegante e caloroso para as horas de descanso dos estudantes entre uma atividade e outra no Campus. Fernanda Camargos Costa Oliveira, do 5° Período de Medicina, é uma das acadêmicas que aproveita bem o espaço de convivência do Campus Formosa e acredita que o lugar é propicio para boas ideias, relaxar a cabeça e conversar com os amigos. “Pra mim, é muito, muito importante, justamente por a gente ter um apoio dentro da Faculdade, um lugar de descanso, que a gente pode conversar com os nossos amigos, e principalmente, um lugar que a gente pode estudar no meio do dia. Eu gosto muito, justamente por poder ter esse apoio na Universidade, sem precisar voltar pra casa, e pra poder socializar também. A Universidade proporcionar isso para a gente é muito, muito útil,” menciona a acadêmica.

O Campus Rio Verde também conta com vários espaços de convivência, que são facilmente abrilhantados pelos acadêmicos, em busca de um “sossego na mente” ou mesmo um local tranquilo e sereno para estudar. Acadêmica do 7º período de Medicina Veterinária, Isabella Guerra dos Santos, gosta de aproveitar os espaços de convivência para descansar a mente, principalmente nos períodos de prova e acredita que o local é propício para tonar a rotina acadêmica mais leve. “A área de convivência é importante para o desenvolvimento social dos estudantes, ela ajuda tornar a rotina acadêmica mais leve. Eu uso muito para pensar e descansar a cabeça pós provas, porque são locais que nos distraem e fogem daquele clima de sala de aula, “compartilha a estudante.
“A convivência nesses ambientes contribui para o desenvolvimento de um senso de pertencimento e para o fortalecimento de laços que ultrapassam as fronteiras das salas de aula. A UniRV tem feito investimentos constantes em espaços para que os nossos acadêmicos tenham um local para as atividades, iniciativas que envolvem tanto os alunos quanto os professores, estreitando os laços entre todos e criando uma atmosfera de colaboração e respeito,“ comenta o reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista: Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Arte: Vinicius Macedo