Fortalecendo as relações e parcerias com o governo municipal, nesta terça-feira, 25 de março, a Universidade de Rio Verde recebeu a visita do Dr. João Bosco Campos Brasileiro de Minas, Superintendente de Odontologia de Rio Verde, Angelita Larsen e David Tomas, Coordenadores de Odontologia do município.
Durante o encontro, o grupo, guiado pela Coordenadora das Clínicas-escola de Odontologia, Professora Dra. Roberta Rodrigues do Espírito Santo, pôde conhecer as instalações das Clínicas e aprender um pouco de sua rotina.
Equipadas com cerca de 60 consultórios, quatro salas de raio-x, incluindo um aparelho de raio-x panorâmico e dois equipamentos de sedação inalatória consciente com uso do óxido nitroso as clínicas-escola da UniRV são projetadas para oferecer aos acadêmicos uma formação prática de excelência.
O prédio também conta com 23 laboratórios pré-clínicos com 28 lugares. São cerca 1.300 atendimentos mensais realizados por uma equipe multiprofissional, que contribui com a formação ética e humanizada dos discentes e promove atividades sociais.
Os Coordenadores foram apresentados ao Projeto de Extensão Cirurgia Bucal que atende à comunidade com procedimentos de cirurgia oral menor, disponibilizando consultas semanais e a realização de extrações de terceiros molares (sisos) sem custo algum. O grupo também conheceu um pouco do Programa de Especialização em Implantodontia da UniRv, destinado aos profissionais que buscam uma formação diferenciada e que os coloque à frente no mercado de trabalho.
Em reunião com o Reitor da UniRV, Professor Dr. Alberto Barella Netto, com a presença da Diretora da Faculdade de Odontologia, Professora Dra. Francine Lorencetti da Silva Campioni, o grupo reforçou as intenções de manter a produtiva parceria entre Universidade e a Saúde Pública, assegurando um maior suporte para a comunidade local e ampliando a experiência prática dos acadêmicos. Além disso, abordaram a possibilidade de realizar um mutirão de atendimentos com a população rioverdense.
Desde sua criação a clínica tem aliviado a saúde pública, levando atendimentos gratuitos a população, realizando exames e procedimentos.
Além dos atendimentos odontológicos em geral oferecidos à comunidade, de segunda à quarta-feira, a clínica se enche de cor, decoração e brinquedos para receber os pacientes. Os acadêmicos e professores que atuam na clínica atendem a crianças de até 12 anos para procedimentos de odontopediatria e ortodontia, em nível ambulatorial. Um dos procedimentos realizados na clínica é a frenotomia, além de restaurações, tratamentos endodônticos e cirurgias.
Oferecendo serviços nesta especialidade desde 2016, no último semestre, a clínica recebeu a cerca de 240 pacientes da odontopediatria e ortodontia e realizou mais de 600 atendimentos na área. Em média as equipes recebem uma estimativa de 1.700 pacientes da área anualmente.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Marcos Santos