A Universidade de Rio Verde mantém uma parceria sólida com a Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense, com resultados significativos no ensino, na pesquisa e na qualificação profissional dos Docentes, por meios dos Programas de Mestrados Interinstitucionais (Minter) e Doutorado Interinstitucional (Dinter). Na tarde desta sexta-feira, 21 de março, reforçando a parceria, o reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto participou de reuniões produtivas na Instituição Sul Catarinense.
Participaram do encontro em Criciúma, a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Profa. Dra. Gisele Silveira; o Coordenador do Minter e do Dinter UniRV/UNESC, Professor Emilio Luiz Streck; a Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), Josiane Budini, e Coordenadora adjunta, Samira Valvassori.
“A parceria entre a Universidade de Verde e UNESC é de extrema importância para o fortalecimento do ensino superior e a promoção da pesquisa acadêmica. Ao longo dos anos já realizamos diversos programas de mestrado e doutorado interinstitucional que possibilitaram a troca de conhecimento, experiência e a formação de profissionais altamente qualificados nas áreas de saúde,” comenta Alberto Barella.
O encontro entre as duas Instituições serviu também para avaliar o andamento do atual Minter em Ciências da Saúde, iniciado no primeiro semestre de 2024 e que atende cerca de 30 professores da área da saúde, e iniciar as tratativas abrir um Dinter na mesma área, oportunizando Docentes com mestrado a buscar aprimoramento profissional, a nível de doutorado.
Além disso, durante as reuniões na UNESC, o Reitor compartilhou os avanços dos projetos como Iniciação Científica e a Mobilidade Acadêmica, que enriquece a pesquisa e amplia ainda mais as oportunidades para os acadêmicos e professores da UniRV, bem como para os estudantes e docentes da Universidade do Extremo Sul Catarinense. “A Iniciação Científica é fundamental para despertar o interesse pela pesquisa e permite também que os estudantes desenvolvam habilidades críticas e analíticas que serão valiosas para as carreiras. E a Mobilidade Acadêmica oferece aos alunos a chance de vivenciar diferentes realidades educacionais, culturais e sociais,” comenta Professor Barella.
Essa parceria sólida com a UNESC enriquece não apenas a formação acadêmica, mas também promove o um intercâmbio de ideias e perspectivas que podem resultar em colaborações frutíferas no futuro. Além disso, fortalece as instituições, amplia os horizontes para os nossos professores, oportunizando qualificação profissional em uma Instituição de qualidade,” acrescenta Alberto Barella Netto.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: UNESC/Edição: Marcos Santos