A pesquisa acadêmica tem um papel fundamental no desenvolvimento do conhecimento e na inovação em diversas áreas. Na UniRV, docentes e acadêmicos se destacam pela produção científica, publicando artigos em periódicos de relevância nacional e internacional. Esse crescimento reflete o compromisso da Universidade com a pesquisa, fortalecendo sua atuação no fazer ciência e contribuindo para avanços significativos.
Nesta semana, artigos foram publicados em periódicos de relevância, um deles é o “Propriedades psicométricas da Escala de Sonolência de Epworth em estudantes de Medicina brasileiros” desenvolvimento pelos docentes Dr. Renato Canevari Dutra da Silva, Dra. Adriana Vieira Macedo Brugnoli. O trabalho publicado no Jornal Oficial da Academia Brasileira de Neurologia, é fruto do Doutorado do professor Renato e reforça o investimento da Instituição em ofertar qualificação aos Docentes. Também contribuíram com o artigo, os professores Anderson Garcez e Marcos Pascoal Pattussi, da Unisinos, e Maria Teresa Anselmo Olinto, da Universidade federal do Rio Grande do Sul.
O objetivo da pesquisa foi avaliar as propriedades psicométricas Escala de Sonolência de Epworth (ESS), incluindo sua validade de construto e consistência interna, em uma população de estudantes universitários. Duas amostras de 400 estudantes do curso de Medicina de uma Universidade localizada no Centro-Oeste do Brasil foram selecionadas aleatoriamente a partir de um estudo acadêmico transversal realizado em 2018. O presente estudo mostrou propriedades psicométricas gerais adequadas para a ESS em estudantes de medicina, incluindo validade de construto e consistência interna aceitáveis. Assim, a ESS pode ser adequada para avaliar a EDS em estudantes universitários, especialmente estudantes de Medicina. Acesse o artigo
no link.
Outro artigo publicado foi "A Suinocultura no Brasil: Uma Análise dos Impactos Ambientais" desenvolvido pelos alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Direito do Agronegócio e Desenvolvimento da Universidade de Rio Verde. O artigo publicado na Revista de Gestão Social e Ambiental (RGSA), é fruto de uma pesquisa envolvendo os alunos Claudinéia Santos Pereira, Eduardo Stefani, Júlio Cesar Arana Vargas e Viviane de Assis Gomes Paniago, sob a orientação dos professores Dr. Rildo Mourão Ferreira e Dra. Mariana Nascimento Siqueira.
A pesquisa analisou os impactos ambientais da suinocultura no Brasil, abordando aspectos jurídicos, desafios regulatórios e estratégias para promover uma produção mais sustentável. O estudo reforça a necessidade de políticas públicas eficazes e práticas ambientais responsáveis no setor. Os resultados desse trabalho evidenciam o compromisso do Mestrado com a produção científica de qualidade e com o aprofundamento das discussões sobre sustentabilidade no agronegócio. O artigo completo pode ser acessado
pelo link.
“A pesquisa na Universidade de Rio Verde caminha a passos largos e temos alcançados resultados significativos em várias áreas. Parabéns aos professores e acadêmicos pela dedicação em fazer ciência no âmbito universitário,” comenta o reitor, professor Dr. Alberto Barella Netto.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Arte: Vinícius Macêdo