Fruto do acordo de cooperação mútua entre Universidade de Rio Verde e a Mississipi State University assinado durante missão internacional da Reitoria aos Estados Unidos realizada em novembro de 2024, o Professor Dr. Matheus Freitas Souza, membro do colegiado do Mestrado em Produção Vegetal e docente na área de ciências agrárias desenvolverá o projeto “Inteligência artificial e análise hiperespectral: aplicações para detecção rápida de plantas daninhas resistentes a herbicidas” em parceria com instituição estadunidense.
O projeto aprovado pelo docente em uma chamada ofertada pelo CNPq, tem como objetivo desenvolver metodologias inovadoras para a identificação precoce de plantas daninhas resistentes e será executado na MSU por cerca de 12 meses, sendo parte do pós-doutorado do Docente. “No projeto utilizaremos técnicas inteligência artificial aliadas à análise hiperespectral para tornar esse processo mais rápido, preciso e eficiente. Isso é essencial para o manejo sustentável dessas plantas, pois a resistência aos herbicidas tem se tornado um grande desafio na agricultura moderna. Essa colaboração internacional representa um avanço significativo para nossa pesquisa, permitindo o intercâmbio de conhecimento e a aplicação de novas abordagens tecnológicas para a detecção de resistência,” comenta Matheus.
A MSU é considerada uma das melhores universidades do país e foi fundada em 1878, com tradição em receber estudantes brasileiros, sendo referência em pesquisa, o que representa uma excelente parceira para a UniRV, que também se destaca na investigação científica. o Professor da UniRV será o primeiro docente a integrar o programa de mobilidade entre as duas instituições, abrindo novas oportunidades para experiências educacionais e de pesquisa com outro país.
A previsão é que o Professor Matheus inicie os trabalhos na Mississippi State University na primeira semana de abril. “Gostaria de agradecer à Universidade de Rio Verde pelo apoio essencial durante a execução desse projeto. Esta será a primeira ação oficial envolvendo as duas instituições, mas espero que seja apenas o início de uma parceria frutífera, com muitas outras colaborações no futuro. A ciência se fortalece quando há cooperação, e esse é um passo importante para ampliarmos o impacto da pesquisa na área de inteligência artificial aplicada à agricultura,“ completa o Docente.
“Estamos colhendo os primeiros frutos da parceria assinada em novembro, com ida do nosso Professor Matheus. Com toda certeza, essa parceria estratégica com a MSU enriquece a pesquisa e o ensino superior, possibilitando a mobilidade de acadêmicos e demais professores, e assim permitindo que compartilhem experiências, acessem novos horizontes de investigação e ampliem suas redes de colaboração,” compartilha Alberto Barella.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - Editora-Chefe CRP 4126/GO
Arte: Rogério Guimarães