Reforçando a importância da Iniciação Científica na jornada acadêmica e os méritos de iniciar na pesquisa científica, a acadêmica da Faculdade de Odontologia, Kályta Esteves Martins dos Reis, orientada pelo Professor Dr. Marcelo Bighetti Toniollo teve o artigo “Tensões de Von Mises desenvolvidas nas infraestruturas de prótese fixa sobre implante de acordo com a mudança de seus materiais protéticos” aceito para publicação no periódico internacional Journal of Oral Implantology (JOI) de Qualis A4.
O trabalho aceito no dia 12 de março, é oriundo da primeira Iniciação Científica da estudante, ciclo 2023-2024, sendo ela bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). A pesquisa em questão visou analisar as tensões desenvolvidas no uso de próteses odontológicas de acordo com a variação dos materiais mais usados na sua confecção. Os resultados permitiram evoluir na compreensão de como tais tratamentos se comportam diante dessas variações
A acadêmica ressalta que o período de execução da pesquisa foi de grande valia, já que propiciou crescimento e amadurecimento, além da possibilidade de construir um melhor currículo visando futuros passos em direção à pós-graduação. Além disso, a publicação já havia sido premiada em apresentação na Jornada Odontológica e apresentada no Congresso de Iniciação Científica da UniRV (CICURV).
O Professor orientador da pesquisa ressalta a importância do projeto desenvolvido estar vinculado com incentivo financeiro pela UniRV, e também receber o auxílio publicação, por meio do Edital de fomento. “O caminho para lograr êxito em publicação internacional é longo, exigindo que a pesquisa tenha calibre e diferenciação na sua qualidade, a qual passou por longo período desde sua concepção até a total execução. A publicação é apenas a ponta do iceberg, demandando todo um trabalho e esforço na base disso tudo", comenta Toniollo.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Foto: Arquivo pessoal