O artigo “Resíduos sólidos no estado de Goiás: aspectos legais, práticos e éticos” dos professores do Mestrado em Direito do Agronegócio e Desenvolvimento, Dr. Rildo Mourão Ferreira e Dra. Mariana Nascimento Siqueira, juntamente com os mestrandos Danilo Amaral Carvalho e Jakelyne Ferreira dos Santo foi publicado na última sexta-feira, 14 de março, na Revista CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, que possui Qualis-CAPES A4.
A revista é acadêmica multidisciplinar, possui um sistema de arbitragem duplo-cego e tem como missão publicar e divulgar pesquisas que tragam reflexões que apresentem contribuições originais, de natureza teórica ou empírica, difundindo o conhecimento em diversas áreas. O artigo publicado tem por tema a gestão urbana de resíduos sólidos, com enfoque nos aspectos éticos, práticos e legais, além das normativas e ações no Estado de Goiás.
O problema de pesquisa gira em torno da seguinte questão: até que ponto a gestão e o descarte de resíduos sólidos no estado de Goiás pode ser considerada sustentável? A pesquisa tem por objetivo investigar a viabilidade de soluções sustentáveis para o descarte e reutilização desses resíduos, dada a preocupação com o impacto ambiental e a saúde pública.
Para isso, o trabalho buscou analisar o cenário atual e propor soluções, considerando as leis vigentes e a hierarquização na gestão de resíduos. Também se destacam cooperativas de reciclagem como exemplos de boas práticas. A metodologia é dedutiva, baseada em pesquisa qualitativa-quantitativa, com apoio da Política Nacional de Resíduos Sólidos e do PERS-GO. Os resultados indicam que a destinação inadequada de resíduos é um problema persistente, evidenciando a necessidade de políticas públicas mais eficazes, apesar das iniciativas positivas já em funcionamento em alguns municípios goianos.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Arte: Vinícius Macêdo