Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

Conciliando esporte e educação: desafio que vale a pena

Publicado em: 10-03-2025
Compartilhar

Em maio de 2022, a Universidade de Rio Verde se tornou a primeira instituição de ensino superior do Brasil a receber o selo de Campus Saudável, proposto e desenvolvido pela Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). Os constantes esforços e investimentos nas atividades esportivas levaram a Instituição a ter a certificação elevada ao Selo Prata de Campus Saudável em 2024.
 
No último ano, o Inter UniRV reuniu mais de 1000 atletas nas mais variadas modalidades. Em 2023, os Jogos de Areia UniRV movimentaram os cinco campi em disputas épicas. O destaque nas competições internas leva os atletas a torneios e campeonatos estaduais, nacionais e internacionais.Todas estas ações atraem a atenção dos acadêmicos, que cada vez mais se envolvem nas atividades. 
 
Aqui na UniRV, onde a cultura esportiva é muito presente, além de estudar e se preparar para uma carreira profissional, muitos estudantes também buscam manter uma rotina de práticas esportivas. No entanto, conciliar essas duas áreas pode ser um desafio. Os estudantes precisam gerenciar seu tempo de forma eficaz para equilibrar as demandas acadêmicas com as práticas esportivas e ainda precisam lidar com a pressão de se manterem competitivos em ambos os campos.
 
Acadêmica de Fisioterapia, Thamyres de Oliveira Viana, participa das atividades desde 2021 e conta que sua rotina é bastante complexa e exige um alto nível de organização. “Procuro estruturar meus horários de acordo com o tempo disponível, sempre alinhando com meus treinadores e ajustando conforme necessário. Além disso, intercalo entre estágio, treinos, academia, aulas à noite e, em alguns dias, viagens. Como imprevistos podem acontecer, estar preparado para adaptações, mudanças repentinas é muito importante. No fim, tudo se baseia em planejamento e diálogo para garantir que cada compromisso seja cumprido da melhor forma possível”, reforça a jogadora.
 
 
Pedro Teles, estudante de Psicologia e consagrado atleta destaque da UniRV conta como consegue conciliar as duas atividades. “Eu faço o possível para manter a musculação regularmente, pois o fortalecimento do corpo é essencial para a performance. Já os treinos de vôlei são mais difíceis de encaixar, porque acontecem à noite e conflitam com as aulas. Então, quando há uma brecha, como uma aula dispensada, eu aproveito para treinar. Próximo às competições, se não tiver prova ou atividade importante, também priorizo os treinos. Além disso, como um bom atleta, sempre deixo um tênis no carro para estar pronto caso surja uma oportunidade”, esclarece.
 
 
A vida universitária também demanda muito dos estudantes. As datas e prazos de atividades avaliativas e provas podem em alguns momentos entrar em conflito com as competições esportivas. Thamyres explica que em algumas situações já passou por isso, mas teve o suporte da Universidade para lidar com a situação.
 
“É algo comum para quem participa de competições nacionais, que muitas vezes duram uma semana e coincidem com atividades acadêmicas importantes, como seminários e provas. Para os seminários, gravo vídeos com minha apresentação, e os professores os exibem em sala para a turma. Em alguns casos, também consigo trocar a data com colegas. Já para as provas, entro em contato com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, solicito a declaração de participação e faço o pedido de segunda chamada sem dificuldades”, esclarece.
 
 
A prática esportiva é fundamental para a saúde física e mental dos estudantes, melhorando o condicionamento físico e também ajudando a reduzir o estresse e a ansiedade da rotina. Conciliar a vida universitária com as práticas esportivas é um desafio, mas é possível. Com planejamento, priorização e equilíbrio, os estudantes podem manter-se ativos em ambos os campos e aproveitar os benefícios da atividade física e da educação universitária.
 
Pedro relembra como a UniRV oferece espaços acessíveis para que o acadêmico se adapte aos treinos sem afetar a vida acadêmica. “Durante a semana, é essencial manter a musculação em dia, no horário que for possível para o aluno, pois o fortalecimento do corpo melhora o desempenho em quadra. Como temos a Academia-Escola gratuita para acadêmicos, não há desculpas para não treinar. Além disso, é fundamental manter contato com a bola sempre que possível, seja em dias sem aula ou nos finais de semana, o que pode ser feito aqui na Arena UniRV. Apesar da rotina puxada, é possível conciliar os estudos com o esporte, que ajuda a aliviar o estresse da faculdade e proporciona experiências incríveis!”, afirma.
 
 
Thamyres reforça que os estudantes que desejam participar também do esporte devem ser dedicados, atentos e organizados. “O esporte universitário e as competições universitárias são as melhores do mundo! Além de agregarem muito à nossa formação acadêmica, também contribuem para o nosso crescimento pessoal, nos tornando mais disciplinados, resilientes e preparados para desafios. Não deixando de ressaltar que é uma experiência única, vivenciar os jogos universitários brasileiros (JUBS). A rotina pode ser cansativa, exigindo dedicação entre treinos, estudos e outros compromissos, mas quando você realmente gosta do que faz, tudo vale a pena! O esporte é vida, e quem tiver a oportunidade, eu super incentivo a entrar para esse mundo e viver essa experiência incrível!”, declara.
 
À frente da gestão que mais incentivou o esporte universitário, o reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto é um entusiasta do desporto no âmbito universitário, fomentando competições intercampus e apoiando a participação das equipes em campeonatos estaduais e nacional. "Acredito no poder transformador do esporte e sua capacidade de transformar pessoas. Temos vicenciado ótimos resultados em termos de títulos, mas também no desenvolvimento humano dos nossos estudantes atletas. Que 2025 seja um ano em que nossas equipes possam brilhar ainda mais," comenta Alberto Barella. 
 
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Arquivo Pessoal

+ Notícias

#

UniRV recebe Encenação da Paixão de Cristo na próxima quarta-feira

    A Universidade de Rio Verde – UniRV, por meio da Faculdade de Odontologia, realizará na próxima quarta-feira, dia 09 de abril, a Encen...

#

Campus Formosa realiza I Congresso de Trauma e Emergências Médicas Internacional

A Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde, Campus Formosa, realiza o I Congresso de Trauma e Emergências Médicas Internacional, I COTREM. O e...

#

Fasoft reúne crianças para projeto 'Aprendendo a Programar com Scratch'

 A Faculdade de Engenharia de Software da Universidade de Rio Verde, realizou neste final de semana a primeira aula do Projeto de Extensão "Aprendendo a ...

#

Faculdade de Agronomia realiza primeira edição do “Vozes do Agro”

  Na segunda-feira, dia 31 de março, a Faculdade de Agronomia da Universidade de Rio Verde, por iniciativa do Centro Acadêmico de Agronomia (C.A.A), re...

#

Grupo de Pesquisa em Ciências da Saúde da Pós-Graduação se reúne em Goiânia

O Grupo de Pesquisa em Ciências da Saúde da Pós-Graduação da Universidade de Rio Verde se reuniu nesta quinta-feira, 03 de abril, no...