Nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, a Universidade de Rio Verde realizou o I Encontro de Egressos e Discentes do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu – Mestrado em Direito do Agronegócio e Desenvolvimento (PPGDAD). O evento uniu acadêmicos, docentes e profissionais da área jurídica em um momento de compartilhamento de experiências e integração, que culminou na aula inaugural da nova turma e lançamento do livro ‘Governança Global da Água nas Cidades’, de autoria da Professora Dra. Carolina Merida.
A mesa diretiva foi composta pela Coordenadora do PPGDAD, Professora Dra. Rejaine Silva Guimarães, o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Professor Dr. Elton Brás Camargo Júnior e a Procuradora-Geral da Universidade de Rio Verde Professora Dra. Muriel Amaral Jacob.
Dando abertura oficial às falas da noite, a Coordenadora, Prof. Dra. Rejaine deu as boas-vindas aos novos mestrandos e reforçou a importância da parceria entre academia e egressos. “É com imensa satisfação e alegria que recebo todos vocês neste evento tão especial. Hoje celebramos não apenas a continuidade de uma jornada acadêmica, mas também, um encontro de mentes apaixonadas pela área do Direito do Agronegócio e Desenvolvimento. Este é um momento único para troca de conhecimentos, experiências e ideias, fortalecendo os braços que unem a nossa comunidade acadêmica. Aos novatos estendo um acolhimento caloroso, e incentivo que mergulhem de cabeça nas oportunidades que este programa oferece. Aos veteranos e egressos, gratidão pelo legado e pela contribuição”, declarou.

Reforçando o papel transformador dos programas de pós-graduação, o Prof. Dr. Elton relembrou o período de avaliação quadrienal. “Tenho certeza que tudo que vocês construíram nesses quatro anos vai ser consolidado agora nessa avaliação quadrienal da CAPES e teremos uma nota boa, com bastante êxito, reflexo daquilo tudo que foi produzido desde 2021. Agradecemos a todos os professores presentes aqui hoje por este empenho, por tudo que foi desenvolvido e produzido neste tempo. Sabemos que a avaliação pode ser um período tenso, mas já estamos na reta final e logo poderemos comemorar tudo aquilo que construímos. Aos egressos e novos mestrandos, digo: aproveitem todas as oportunidades oferecidas pela pós-graduação”, ponderou o Pró-Reitor.

A Prof. Dra. Muriel Jacob inspirou os novatos e desejou a todos um bom evento. “Certamente vai ser muito enriquecedor ouvir a experiência de todos e saber mais sobre o que viveram aqui nestes anos do mestrado, como isso transformou a vida de vocês e como pode transformar a sociedade, de saber como o agronegócio impacta a sociedade local e inspirar aos novatos para que cursem e aproveitem o programa da melhor forma possível”, afirmou a Procuradora.
Em seguida, a mesa redonda com o tema “Compartilhando Experiências” foi formada. Os egressos abordaram os diferentes caminhos que podem ser seguidos após a formação e pós-graduação. Compartilhando suas vivências desde antes da escolha do curso de graduação até o momento atual no mercado de trabalho, o grupo trouxe diferentes perspectivas, mostrando que os caminhos da área são realmente muito vastos.
Joviano Cardoso de Paula Júnior falou sobre a atuação em Instituição de Ensino Superior. Thiago Soares Castelliano Lucena de Castro abordou a atuação em carreiras jurídicas no Serviço Público. Lucas Cunha apresentou a atuação na Administração Pública. Karina Testa falou sobre a vivência atuando na advocacia. Pauliney Costa e Cruz esclareceu a atuação na Iniciativa Privada.
Em seguida, a Professora Dra. Carolina Merida, integrante do corpo docente do PPGDAD, ministrou a aula inaugural aos acadêmicos do Mestrado e apresentou sua mais nova obra, o livro ‘Governança Global da Água nas Cidades’.
A Professora explicou que o tema central do livro ainda é pouco discutido atualmente. Ela esclareceu que o estudo aborda o papel dos governos locais no direcionamento da água em um contexto de mudanças climáticas e urbanização acelerada, o que gera desafios na gestão dos recursos hídricos.
A autora explicou que a obra aborda como em um mundo cada vez mais interconectado as cidades são as grandes protagonistas no que se trata da definição e implementação de políticas hídricas, investigando a possibilidade de um modelo de governança mais colaborativo e que garanta o direito humano à água.
Na ocasião, o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Prof. Dr. Arício Vieira da Silva aproveitou o momento para parabenizar a Prof. Dra. Carolina Merida. “Publicar o conhecimento em forma de livro o torna mais acessível e amplia a discussão. Desejo às boas-vindas a todos os acadêmicos do PPGDAD, e comemoramos o início de todos nesta nova jornada. Parabenizo especialmente à Professora Carolina Merida, cuja total dedicação e empenho em suas pesquisas e estudos posso acompanhar de perto com muita admiração e amor. Parabéns por mais esta conquista!”, declarou.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Eduardo Thomaz