Abordando a eficácia dos fármacos no tratamento da depressão, uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, os acadêmicos do 9º período da Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde, Campus Formosa, Raphaela Nogueira Dutra, Kedson Santos Lisboa, Gabriel Franco Viana, Natália Chaga Coelho, Sérgio Mendes Dutra e Beatriz de Melo Lacerda Alves publicaram o artigo "Eficácia da Cetamina e Esketamina no Tratamento da Depressão: Revisão das Evidências e Perspectivas Futuras" publicado na Revista de renome internacional Studies in Health Sciences.
O estudo desenvolvido durante o rodizio de Psiquiatria, sob orientação dos professores preceptores Dr. Mario Vitor Ferreira Nascimento e João Pedro Silva Gontijo traz uma revisão detalhada das evidências científicas, além de perspectivas futuras para o uso dessas substâncias na prática clínica. A publicação é um marco significativo na jornada dos acadêmicos e reflete o compromisso com a pesquisa científica e a busca por soluções inovadoras em saúde mental. Além disso, a conquista dos estudantes e preceptores enriquece o currículo acadêmico e também contribui para o avanço da ciência e da medicina.
Durante o trabalho foi concluído que a cetamina e a esketamina têm demonstrado grande potencial no tratamento de transtornos depressivos resistentes, proporcionando alívio rápido e eficaz para pacientes com quadros graves, incluindo aqueles com risco iminente de suicídio. E que a cetamina intravenosa, em particular, tem sido utilizada em ensaios clínicos controlados, mostrando-se eficaz no tratamento da depressão resistente, com resultados que podem persistir por várias semanas após a administração. Já a esketamina intranasal, por sua vez, surgiu como uma alternativa de fácil administração e segurança em ambientes ambulatoriais, sendo aprovada pela FDA para tratamento complementar da depressão resistente.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - Editora-Chefe CRP 4126/GO
Foto: Faculdade de Medicina – Campus Formosa