Buscando incentivar a pesquisa no âmbito acadêmico e reconhecer o papel dos trabalhos científicos para a sociedade, a Universidade de Rio Verde realizou na manhã desta quinta-feira, dia 20 de fevereiro, a premiação dos trabalhos que foram destaques no Programa de Iniciação Científica 2024. Do total de 187 trabalhos desenvolvidos ao longo do ano, três foram selecionados para a premiação, de acordo com os critérios do Comitê Institucional de Pesquisa.
Foram premiados Lucas Peretti, com o projeto “Investigação sobre Construal Level Theory (CTL) e autocontrole, da Faculdade de Psicologia, com orientação do Prof. Dr. Fabio Henrique Baia; Adelzí Auto Alves Júnior, com “Depressão: Fator desencadeante no descontrole da Glicemia e da Pressão Arterial de pacientes atendidos em um Centro de Tratamento do Município de Rio Verde GO”, da Faculdade de Medicina, orientado pela Profa. Dra. Lidiane Bernardes Faria; e Victor Ferreira Miola, com o título “Respostas morfofisiológicas e produtividade de Phaseolus Vulgaris submetido a aplicação foliar de Aminoácidos”, da Faculdade de Agronomia, sob orientação do Prof. Dr. Márcio Rosa.

Durante o encontro que buscou reconhecer os esforços acadêmicos na Iniciação Científica, o Pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Dr. Carlos César Evangelista de Menezes mencionou a importância da premiação como maneira de incentivar a pesquisa na graduação. “Para nós é um momento de muita satisfação, reconhecendo e coroando o ciclo de um ano de trabalho dos alunos na elaboração dos projetos. O Programa de Iniciação Científica é uma plataforma para lançar esses estudantes para outros níveis e a Universidade hoje tem investido em bolsas de iniciação para que os estudantes despertem para a ciência, para a pesquisa e depois alçar novos voos na pós-graduação, “comentou.
Além de incentivar a pesquisa, a Iniciação Científica é o primeiro passo para aprofundar na no cenário da investigação acadêmica por meio de programas de pós-graduação, abrindo portas para diversas oportunidades, como reforçou o Pró-reitor de Pós-Graduação, Prof. Dr. Elton Brás de Camargo Junior. “Os premiados desta edição fortalecem a pesquisa da nossa Universidade, mas sobretudo fortalecem também a perspectiva das pós-graduações aqui dentro da UniRV. Parabéns a todos acadêmicos, parabéns para os professores por fazerem ciência na Universidade de Rio Verde,” ponderou.
Para o professor orientador, Dr. Marcio Rosa esse reconhecimento da UniRV serve de incentivo para despertar o espírito e pesquisa para os estudantes. “É muito gratificante ver essa evolução do acadêmico na pesquisa, o aluno evolui e o professor também evolui junto. Esse momento aqui é a coroação de um trabalho e a Universidade investindo nisso, está imbuindo o espírito de pesquisa para os alunos. Além da premiação, esse acadêmico agora ingressa no Mestrado, então a gente vê uma trajetória sendo construída, é um projeto que realmente dá frutos a médio e a longo prazo.” afirmou Marcio.
Percorrendo três anos na trajetória da Iniciação Científica, Adelzí comenta com alegria o caminho que levou a premiação na edição 2024 e a importância do apoio da Universidade. “Foi três anos de pesquisa para a gente chegar hoje, apresentar esse trabalho no Congresso ano passado e hoje receber essa premiação. É um dia realmente muito feliz para todos aqui da Universidade, para nós premiados que consolidamos essa pesquisa na nossa trajetória, e vamos levar sempre na nossa trajetória profissional, “afirma o acadêmico.
Durante o encontro que marcou a entrega do prêmio de Iniciação Científica/Edição 2024 para acadêmicos vinculados ao Programa Institucional de Iniciação Científica – PIBIC/PIVIC, o reitor, professor Dr. Alberto Barella Netto falou dos avanços na pesquisa nos últimos quatro anos, enfatizando os investimentos em bolsas de Iniciação Científica, bolsas para professor pesquisador, além do investimento na construção do Centro de Inovação, Pesquisa e Pós-graduação, que vai alavancar ainda mais investigação científica na UniRV e a construção do Bloco de Laboratórios Multiusuários totalmente equipados para atender os cursos.
"Premiamos hoje os acadêmicos que se destacaram na Iniciação Científica 2024. Esta é a maneira da Universidade reconhecer a dedicação de vocês acadêmicos e professores na trajetória da pesquisa e simboliza também o nosso compromisso com a pesquisa e a inovação. Investir em ciência é investir no futuro todos, e cada um de vocês representa a força do conhecimento transformador. Que essa conquista seja apenas o início de uma trajetória brilhante na academia e na sociedade. Parabéns a todos,” finaliza Alberto Barella.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - Editora-Chefe CRP 4126/GO
Fotos: Marcos Santos