O termo “Engenharia de Software” foi criado na década de 1960, como uma tentativa de contornar a crise do software e dar um tratamento de engenharia mais sistemático, controlado e de qualidade ao desenvolvimento de sistemas de software complexos.
A graduação na Engenharia de Software possibilita ao profissional atuar em áreas como: sistemas de informação, software básico e de aplicação e sistemas digitais; capacitando-o para que ele possa dominar as técnicas básicas de computação, como também interagir com profissionais de outras áreas do conhecimento científico e que necessitem de software de qualidade.
A Faculdade de Engenharia de Software da Universidade de Rio Verde é reconhecida na região por proporcionar uma formação geral de excelência nos mais variados campos do conhecimento da área, e aprofundada no aspecto específico da produção de software.
Esta área moderna que usa a tecnologia em favor do desenvolvimento permite ao bacharel produzir software de qualidade que leve ao mercado de trabalho ideias inovadoras com capacidade de alavancar e transformar a área.
A formação também permite realizar atividades do saber técnico-científicas, por meio de aulas, palestras e conferências, além de acompanhar e incorporar inovações; manter o controle sobre a eficácia dos recursos tecnológicos pertinentes à atuação profissional garantindo sua qualidade e segurança.
Durante o curso, os estudantes aprendem sobre a teoria da computação, algoritmos, estruturas de dados, linguagens de programação, design de software, engenharia de requisitos, testes de software e segurança da informação.
Além do itinerário teórico, os alunos do curso têm a oportunidade de trabalhar em projetos práticos, participando de conferências e colaborando com professores para a criação de projetos de inteligência artificial, aprendizado de máquina e engenharia de software sustentável.
No ano passado, acadêmicos do curso foram destaque ao participar do Desafio Agro StartUp, a maior maratona de inovação no Agro do Brasil, realizada pelo Senar Goiás, Sindicato Rural e SEBRAE. O grupo demonstrou a ideia de criar uma plataforma digital com objetivo de estabelecer conexão do produtor e operador de máquina.
Além do conhecimento técnico, a formação em Engenharia de Software também incentiva as soft-skills dos acadêmicos. Tradicionalmente, a Faculdade realiza a Gincana da Fasoft. Entre jogos, dinâmicas e brincadeiras, a atividade visa estimular o espírito de equipe, a colaboração e a integração entre os participantes. Além destas ações, a Gincana também arrecada doações para causas solidárias.
Ao concluir a faculdade, os egressos estão preparados para atuar como desenvolvedores de software, analistas de sistemas, engenheiros de software, gerentes de projetos de TI, e outras posições.
Egresso desde 2018, Adejar Soares de Oliveira Jr. atualmente se destaca na comunidade de desenvolvimento, atua como Tech Lead, liderando projetos e equipes na área, e agradece a UniRV pela excelente formação. “Minha experiência na UniRV foi incrível, tanto pelo aprendizado quanto pelas conexões que construí ao longo do curso. A faculdade foi essencial para o meu crescimento profissional, oferecendo aulas fenomenais sobre inteligência artificial, banco de dados, programação e muitos outros temas que ampliaram minha visão sobre tecnologia. Além disso, a base sólida em lógica de programação que adquiri foi um diferencial na minha jornada. Graças a essa formação, consegui chegar onde estou”, afirma.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Arte: Eduardo Thomaz