A Faculdade de Direito da Universidade de Rio Verde completou 40 anos de existência. Sendo o curso mais reconhecido do sudoeste goiano na área jurídica, já se tornou tradição no mercado de trabalho e a primeira opção de quem quer atuar na área. A Faculdade de Direito da UniRV tem proximidade com os principais órgãos e empresas da área, criando pontes entre os acadêmicos e oportunidades de estágio, programas de desenvolvimento e experiências práticas.
Ao ingressar no curso, o acadêmico já encontra algumas das possibilidades que os aguardam após a graduação. A formação em Direito permite a atuação na advocacia; magistratura, atuando como juiz; procuradoria; consultoria e assessoria jurídica; mediação; além de ensino e pesquisa e muito mais áreas para explorar, e em qualquer lugar do mundo.
O horizonte de oportunidades na área se amplia de forma empolgante. É o que conta a advogada Débora Figueira, egressa desde 2014. “Cursar Direito na UniRV foi o maior investimento que eu poderia ter feito por mim, tanto para me tornar a profissional quanto a pessoa que sou hoje. Quando iniciei a graduação, eu era uma adolescente com alguns sonhos. A cada novo semestre, os conhecimentos adquiridos tornavam os sonhos em objetivos de vida, tanto pessoal quanto profissional. A cada contato com professores renomados, cada conhecimento repassado e as histórias compartilhadas, me transformaram em uma pessoa mais experiente e com propósitos completamente diferentes de quando eu iniciei”, revela Débora.
Um dos maiores diferenciais da UniRV na Faculdade de Direito, é a quebra da barreira entre teoria e prática, que constroem um ambiente único e desafiador de aprendizagem. A Faculdade de Direito da UniRV também conta com o Setor de Prática Processual Simulada e o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), que permitem o contato com casos reais, através das disciplinas de estágio e oferecem auxílio jurídico à comunidade. Para enriquecer ainda mais essa jornada, o Núcleo de Atividades Complementares e Extensão da Faculdade de Direito oferece certificações progressivas.
A participação nas atividades práticas preparam o acadêmico e o colocam à frente das demandas do mercado de trabalho. “Com o passar do tempo durante a graduação, compreendia que o conhecimento estava muito além das teorias escritas nos volumosos livros de direito, ele estava em cada vivência, palestra assistida, seminário apresentado, debate com colegas e professores e, principalmente, nas análises de casos”, reforça Débora.
“Após os 5 anos de curso, já havia me tornado uma adulta com uma educação especializada e pronta para o mercado de trabalho. Os sonhos da adolescente se tornaram entusiasmo para colocar em prática tudo que havia aprendido. Percebo que ter aproveitado todas as oportunidades que o curso me ofereceu, contribuiu para o meu desenvolvimento pessoal e me tornou uma profissional com habilidades valiosas”, conclui.
A Faculdade de Direito da UniRV destaca-se em publicações de impacto, sendo a principal delas, a Revista Jurídica, que conta com uma versão impressa e uma versão eletrônica. Com avaliação Qualis Capes A4, a revista tem periodicidade anual e veicula artigos científicos, fruto de atividades de pesquisas, leituras e discussões acadêmicas na área do Direito, sob enfoque interdisciplinar.
Clique aqui e acesse a última edição.
A publicação visa servir como espaço para a criação científica, estimular a produção de artigos do corpo discente desde a graduação, além de contribuir para a busca de soluções para problemas sociais e jurídicos.
Clique aqui e acesse as normas de publicação.
Uma das grandes atividades é a participação no Torneio de Júri Simulado, promovido pela Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO), por meio da Comissão Especial de Defesa do Tribunal do Júri da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de Goiás (OAB-GO). No ano passado, a UniRV participou pela primeira vez, chegou às finais e conquistou o segundo lugar.
Egresso e ex-professor da UniRV, o advogado Rafael Guimarães, conta que a Instituição foi fundamental para que hoje ele atuasse na advocacia trabalhista repressiva e preventiva, tanto no âmbito administrativo como judicial. “Me formei em 2011, e a importância da UniRV na minha carreira profissional foi total. Primeiro pela qualidade do ensino, que me ajudou a formar uma base profissional, através das aulas teóricas, dos estágios, e dos aconselhamentos com os professores. O que também contribuiu muito foi o fato de ter tido professores que também atuam na área, fora da sala de aula, como juízes, advogados, promotores, criando uma relação próxima que abre portas aos acadêmicos desde o início da carreira. Neste começo, em que precisamos de oportunidade, o engajamento e o alto nível de qualificação dos professores conta muito”.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Arquivo Pessoal