Criada em 2008, a Faculdade de Design da Universidade de Rio Verde era unificada com três ênfases: interiores, produto (gráfico) e moda. Em 2014, o curso de moda fechou e foi aí que surgiram separadamente as Faculdades de Design Gráfico e Design de Interiores, conforme conta o Diretor, Prof. Me. Márcio Rubens Sousa Santos. Reconhecido pela Resolução CONSUNI nº 07/2010, a Faculdade de Design Gráfico possibilita ao acadêmico conhecimentos para a criação de projetos gráficos para publicações em multiplataformas. Atuando como Diretor da Faculdade desde 2021, Márcio conta ainda que o curso abriu muitas portas aos acadêmicos, aproximando-os do mercado de trabalho e criando histórias de sucesso.
O design gráfico por exemplo, desenvolve projetos visuais de jornais, revistas, livros, panfletos, embalagens, além de diversos tipos de layouts para suportes digitais. Cria logotipos, papelaria para firmas individuais, comerciais e industriais, com o objetivo de torná-los atrativos e facilitar reconhecimento da sua identidade no mercado. É o profissional de design que escolhe a tipografia para os textos, define o tamanho das colunas de uma página impressa, seleciona e padroniza cores e ilustrações, tornando a comunicação mais eficiente e agradável.
Outro mercado para os interessados no curso é a elaboração do visual para websites, projetos para mídias sociais, bem como, habilidades para gestão de marcas, trabalhar em editoras, escritórios de design, agências de publicidade, birôs de computação gráfica e produtoras vídeo. E quem decide entrar para essa área da criação, além de conhecer as áreas de atuação, precisa saber que o curso de Design Gráfico da UniRV oferece vários diferenciais que são importantes para quem quer exercer essa profissão, como por exemplo, os laboratórios de impressão, de modelagem e prototipagem 3D, de serigrafia, de animação, de web e de ilustração 2D e 3D, e de fotografia.
Egressa desde 2015, Larissa Aquino, iniciou no curso mesmo com o pensamento de querer estudar moda, mas foi no dia a dia da jornada acadêmica que descobriu a paixão pelo design, que se tornou a base para hoje ser uma profissional independente. “A Faculdade foi a base, lá aprendi que design não é apenas sobre beleza, mas também sobre estratégia, comunicação e funcionalidade. Hoje, trabalhando na área, vejo o quanto essa escolha fez sentido. O design me desafia, me inspira e me permite transformar ideias em identidades. Olhando para trás, sou grata por cada aprendizado que me trouxe até aqui. Já consegui captar meus clientes, e conquistar essa independência de trabalhar de casa, fazendo meu próprio horário,” comenta.
.jpg)
Outro egresso que faz sucesso na área de atuação do curso é o designer gráfico e videomaker da Assessoria de Comunicação da UniRV, Eduardo Thomaz, que vivencia na prática as demandas de arte e vídeo e ainda tem a oportunidade de trabalhar com alguns professores. “Meu primeiro contato com o curso foi em 2015, no ensino médio. Nesse período, conheci profissionais de várias áreas, como ilustração, cenografia e design de embalagem e foi nesse momento que decidi ingressar na UniRV. Na minha jornada como acadêmico de Design Gráfico tive a oportunidade de vivenciar a profissão sob diversos pontos de vista. Hoje tenho especialização em edição de vídeo e animação, trabalho na Universidade e fui até convidado para ministrar um workshop de motion design. Sou muito grato a todas as pessoas que fizeram parte dessa jornada e agradeço por ter a oportunidade de trabalhar com meus mestres,“ compartilha Eduardo.
.jpg)
Herdando o bom gosto e o trabalho do pai na edição de vídeo, Juneir Gomes Neto também aproveitou a Faculdade de Design para conhecer as áreas de atuação de um profissional de design, aliando o seu aprendizado com o conhecimento de uma graduação. No meio do curso, ele já abriu a sua empresa, inicialmente na área de redes sociais e posteriormente na produção de vídeo. “foi graças à Faculdade que eu abri a minha mente até essa possibilidade de virar empreendedor, que nem passar com minha cabeça antes. Já estou na minha segunda pós-graduação na área de gestão de empresa, de gestão de comercial,” comentou o egresso que se tornou empresário.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Arquivo pessoal