O compromisso com o crescimento profissional de acadêmicos e egressos é o fundamento da missão da Universidade de Rio Verde, que busca criar um ambiente próspero para a criação e disseminação do conhecimento através da pesquisa. Neste contexto, a aprovação do egresso Lucas Peretti no Programa de Pós-Graduação em Biologia Translacional, Medicina e Saúde (TBMH), no Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia – Virginia Tech, mostra que a UniRV segue no caminho certo da contribuição para levar o conhecimento produzido aqui para muito além dos muros do campus.
Lucas concluiu a graduação em Psicologia no ano passado e conta que o interesse na área de pesquisa biomédica translacional e em saúde surgiu a partir da atuação em atividades da Faculdade. “No meu segundo ano de graduação eu conheci meu professor/orientador Dr. Fábio Henrique Baía. Ele me convidou para fazer parte do laboratório de Psicologia Experimental. Lá entrei em contato pela primeira vez com a pesquisa e tive a oportunidade de desenvolver projetos de iniciação cientifica, o que aumentou meu interesse pela área”, explica.
A paixão de Lucas pela pesquisa deu muitos frutos mesmo antes da conclusão da graduação. Em 2023, o projeto “Programa Nacional de Cessação Tabagista (PNCT)” de sua autoria, sob a orientação do prof. Dr. Fábio Baía, garantiu a ele o Prêmio Destaque da XVII edição do Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Rio Verde (CICURV).
Lucas comenta que a UniRV incentiva de diversas maneiras os acadêmicos a fazerem pesquisa. “A Universidade tem um bom programa de Iniciação Cientifica, não só temos o incentivo do CNPq com as bolsas de pesquisa, mas também o incentivo da própria Universidade com as bolsas UniRV de desconto na mensalidade, isso auxilia e incentiva os alunos a continuar na área, e foi o que aconteceu comigo”, relembra. “Além disso, a UniRV possui uma estrutura de boa qualidade e que vem se desenvolvendo cada vez mais. Por fim, o apoio e incentivo dos meus professores foi essencial para que eu pudesse alcançar esse objetivo”.
Com um contrato inegociável com a excelência acadêmica, a UniRV mantém investimentos constantes recursos na pesquisa, estimulando a inovação e a divulgação científica. Esses esforços consolidam a UniRV como líder em pesquisa e inovação. Além disso, a política de apoio à pesquisa na UniRV promove a colaboração interdisciplinar, a internacionalização e a transferência de tecnologia.
Lucas afirma que pretende seguir sua carreira trabalhando com o desenvolvimento de pesquisas. “A aprovação representa uma nova etapa na minha carreira. Pretendo seguir a área da pesquisa e ciência e quem sabe no futuro ter o meu próprio laboratório. Meu objetivo é realizar um trabalho ético e de ótima qualidade, afinal foi isso que aprendi durante a graduação com exemplos de pesquisadores e pesquisadoras excelentes como o Dr. Fábio Baia, Dra. Roberta Freitas-Lemos, Dr. Warren K. Bickel, e Dra. Rafaela Fontes”, conclui.
O Reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, parabeniza o acadêmico pela aprovação no programa e reforça o empenho da Universidade em manter os incentivos e suportes aos pesquisadores. “Parabéns, Lucas, por sua dedicação e entrega que levaram a esta conquista, e especialmente por acreditar no importante papel da pesquisa no âmbito acadêmico. A UniRV seguirá fortalecendo a ciência e contribuindo com o desenvolvimento em todas as áreas”, assinala.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Arquivo Pessoal