O ano de 1985 representou um marco na história da Universidade de Rio Verde, denominada à época, de Fundação do Ensino Superior de Rio Verde (FESURV). Foi nesse período que a instituição transferiu suas instalações para a Fazenda Fontes do Saber, uma área concedida por César da Cunha Bastos e sua esposa, Augusta Bastos. Inicialmente, a Universidade seria implantada na Fazenda São Tomaz e Lage, onde atualmente está localizado o Distrito Industrial de Rio Verde.
No entanto, em um acordo com o município, essa área foi permutada por um território ainda maior, abrangendo a Fazenda São Tomaz e Cabeceira da Cachoeirinha. Com mais de 300 hectares, o novo espaço foi oficializado por meio da escritura pública de número 41.300 e recebeu o nome de Fazenda Fontes do Saber.
Assim nasceu o Bloco I, o primeiro pilar físico e simbólico da Universidade. Também chamado de Bloco Administrativo, foi projetado para ser o coração acadêmico e administrativo da instituição, contando com dois pavilhões que passaram a abrigar tanto os gestores quanto os acadêmicos e professores que por ali trilhariam suas jornadas. Em julho de 1987, as portas se abriram oficialmente para a comunidade acadêmica, dando início a uma trajetória repleta de conquistas.
Com o passar dos anos, o primeiro Bloco construído na Fazenda Fontes do Saber vivenciou conquistas e avanços que marcaram a história da instituição. Em 02 de julho de 2004, por exemplo, a FESURV obteve o reconhecimento como Universidade, com o credenciamento aprovado pelo Conselho Estadual de Educação por meio do decreto 5.971, passando a ser denominada UniRV- Universidade de Rio Verde.
Essa mudança positiva impactou a qualidade acadêmica e exigiu também a elaboração de novo Estatuto, instituindo Conselhos Deliberativos, como o Conselho Universitário (CONSUNI) e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, além de órgãos superiores, incluindo a Reitoria, Pró-Reitorias, Procuradoria-Geral e demais Assessorias. O CONSUNI é o órgão máximo da Universidade de Rio Verde, sendo responsável pela aprovação de inúmeros projetos significativos para a comunidade acadêmica.
Além disso, o Bloco I também vivenciou a evolução acadêmica da UniRV que passou por reformulações estruturais. A partir de 2001, com as mudanças no Regimento Unificado das Unidades de Ensino, as antigas Escolas Superiores foram reestruturadas, dando origem às Faculdades e essa reorganização consolidou a oferta dos "Cursos Tradicionais", garantindo uma base sólida para a expansão acadêmica e institucional.
Hoje, ao atravessar os corredores do Bloco I, é possível sentir a energia de tantas histórias, onde cada sala, cada espaço, cada degrau carrega consigo o legado de gerações de estudantes, professores e servidores que ajudaram e ajudam diariamente a construir a história da Universidade de Rio Verde.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - Editora-Chefe CRP 4126/GO
Fotos: Arquivo UniRV