A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) promoveu, nos dias 29 e 30 de janeiro, o seminário de acompanhamento da primeira edição do Programa de Extensão na Pós-Graduação (Proext-PG), realizado em parceria com a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC). Coordenadores de projetos e pró-reitores de 20 instituições das regiões Norte e Centro-Oeste apresentaram e discutiram o andamento das atividades que iniciaram no ano passado.
Representando a Universidade de Rio Verde, o prof. Dr. Gilmar Oliveira Santos, coordenador do projeto “Mestres no Campo: A Pós-Graduação em contato com a sociedade”, beneficiado com recurso financeiro da CAPES (Portaria Conjunta CAPES/SESu/MEC n.º 1, de 8 de novembro de 2023, e suas alterações posteriores), apresentou os resultados obtidos, aproveitando o ambiente para a troca de experiências entre demais instituições participantes.
Para Gilmar, as ações desenvolvidas até o momento, apresentam um avanço social, visto que houve a interação entre a pesquisa e a extensão e o setor público e privado, sendo os discentes dos Programas de Mestrado em Produção Vegetal e Direito do Agronegócio e Desenvolvimento, os protagonistas das ações, promovendo assim, a troca de saberes e conhecimento, além do impacto na formação desse profissional e na sociedade.
O edital para contemplação de recurso financeiro para a implantação das atividades de extensão na Pós-Graduação foi lançado em 2023, pela CAPES e a Universidade de Rio Verde foi uma das contempladas. “As atividades são executadas, envolvendo os dois programas de Pós-Graduação em funcionamento na Instituição e já foram realizadas palestras, treinamentos, podcast, entrevistas, acompanhamento de dia de campo e entrevistas em programas de rádio e tv,” comenta o Professor.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Arquivo Pessoal