Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e conquistar, e contribuem para melhorar nossa qualidade de vida. Essa frase dita por Sidney Sheldon, traduz de forma poética o verdadeiro papel das bibliotecas na vida dos acadêmicos. O local dedicado aos estudos, é também um universo repleto de possibilidades, onde as ideias podem ser transformadas em grandes realizações.
Além disso, a Biblioteca é um ambiente ideal em meio à correria acadêmica, e representa um convite para mergulhar em livros, se perder em bases de dados e encontrar respostas para perguntas complexas. Sobretudo, o encanto de uma biblioteca ultrapassa os limites dos textos que carrega, promovendo conexões entre pessoas e saberes, afinal, é ali que muitas ideias florescem, que o foco encontra um propósito para crescer, e que a criatividade pode se expandir.
E nesse cenário de conhecimento e conexão, a Biblioteca Central da Universidade de Rio Verde em exercido um papel fundamental na vida dos mais de 12 mil acadêmicos, se tornado o ponto de encontro de estudos em grupo, uma área totalmente moderna e equipada para estudos individuais e também, um ambiente de apoio à pesquisa docente.A Biblioteca da UniRV como a própria história da instituição, foi construída com o apoio de toda a comunidade de Rio Verde e o início de sua estruturação se deu por volta da década de 80.
Atualmente a unidade principal é uma das mais amplas e modernas bibliotecas de Goiás, após passar por uma nova construção, visando revolucionar a experiência de estudo e pesquisa no Campus. Finalizada em outubro de 2024, a nova edificação oferece aos estudantes e professores, espaços acolhedores destinados ao estudo e pesquisa, área de convivência, com um mezanino integrado à paisagem externa por meio de uma cortina de vidro, se tornando um dos ambientes mais procurados pelos estudantes. Além disso, todos os campi contam com uma unidade totalmente estruturada.
Letícia Carolina Fernandes Pereira Borges é uma das usuárias da Biblioteca e vê o ambiente com um importante papel para sua jornada acadêmica. “A Biblioteca tem um grande papel, porque além do espaço de livros que fornece conteúdos variados, tem também a área de estudo com os computadores e uma área de lazer, onde eu posso descansar e estudar à vontade, sem barulho. Depois da reforma, eu comecei a ir bastante, basta só ter uma aula vaga ou o período entre as provas que vou aproveitar o lugar que é perfeito para estudar,” comenta a acadêmica do 7º período da Faculdade de Engenharia Civil.
“Desde o início da minha jornada, a Biblioteca tem sido uma verdadeira aliada. Foi através dela que tive acesso a diversas obras, incluindo edições antigas que já não estão disponíveis para compra ou são de difícil acesso. Fiquei imensamente feliz quando soube que nossa Biblioteca passaria por uma reforma. E que reforma! O novo espaço ficou belíssimo, acessível e cuidadosamente projetado para atender às necessidades dos acadêmicos que utilizam o ambiente para estudar, pesquisar e se dedicar ao aprendizado, demonstrando a preocupação da Universidade em oferecer um ambiente adequado, moderno e acolhedor para nós estudantes,” comenta Acsa Naara Martins Rodrigues Goulart, acadêmica do 9° da Faculdade de Direito.
Com mais de 15 mil acessos mensais, o local também é frequentado por professores, no auxílio a preparação das aulas, como menciona o professor das Faculdades de Design Gráfico e de Interiores, Janiel Paraguai. “Acredito que a Biblioteca da UniRV é um local fundamental para a aprendizagem. É através do acesso a diferentes autores e perspectivas que podemos construir uma visão completa e diversa do mundo. Utilizo frequentemente a Biblioteca física e digital, incluindo as plataformas Person e Minha Biblioteca, para preparar minhas aulas e me aprofundar nos temas que leciono. O contato direto com obras originais e diferentes pontos de vista enriquece a minha prática docente e me permite oferecer aos alunos uma experiência acadêmica mais completa. Incentivo meus alunos a utilizarem a Biblioteca como ferramenta de pesquisa e aprofundamento, lá é um espaço de aprendizado coletivo, que promove o diálogo, a troca de ideias e a construção de novos conhecimentos," afirma o docente.
Para a acadêmica da Faculdade de Enfermagem, Sara Alves Araújo Oliveira, a Biblioteca também tem sido fundamental para a jornada acadêmica. “A Universidade de Rio Verde proporciona uma infraestrutura muito importante para o acadêmico, na Biblioteca encontramos Revistas Dicionários, Enciclopédias, manuais e informativos sobre nossa área de estudo, que facilitam o nosso estudo. Acredito que sem a Biblioteca Central, o acesso a materiais de auxílio seria bem mais difícil, além disso, a Biblioteca tem sido fundamental para adquirir conhecimento, pois ali temos todo o ambiente propício, inclusive para o estudo,” reforça a acadêmica do 5º período.
A Biblioteca da UniRV também impactou positivamente a jornada da egressa da Faculdade de Pedagogia, Alicy Xavier de Sousa Oliveira. “A Biblioteca da UniRV desempenha papel fundamental na vida dos acadêmicos da instituição, pois o espaço é acolhedor, confortável e detém livros e computadores que servem de suporte para as atividades, trabalhos, pesquisa, escrita e demais outras. Durante a escrita do meu Trabalho de Conclusão de Curso, a Biblioteca foi o ambiente que mais utilizei para me concentrar e ter à disposição todas as ferramentas e configurações necessárias para a conclusão do meu TCC,” compartilha Alicy.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Wilker Duarte