Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

UniRV participa de pesquisa sobre estimulação elétrica para regeneração óssea

Publicado em: 04-07-2025
Compartilhar

Reafirmando seu compromisso com a pesquisa científica e a inovação, a Universidade de Rio Verde é parceira de um estudo inédito desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em colaboração com o International Team of Implantology (ITI). O projeto, intitulado “Estimulação elétrica para melhorar a formação óssea peri-implantar em procedimentos regenerativos”, busca analisar a eficácia do estímulo elétrico na regeneração óssea ao redor de implantes dentários.
 
A pesquisa está sendo conduzida com a participação do Diretor eleito da Faculdade de Medicina Veterinária da UniRV, Professor Dr. Tiago Luís Eilers Treichel, além de membros da equipe da UFSC: Professor Dr. César Augusto Magalhães Benfatti, Professor Dr. Gabriel Leonardo Magrin e a discente de doutorado Ma. Ana Clara Kuerten Gil. Também integram o grupo o médico veterinário e egresso da UniRV, José Eduardo de Oliveira, e o acadêmico Vinícius Jorge de Amorim Francischini.
 
 
O estudo tem como modelo experimental os miniporcos, devido à semelhança anatômica entre a mandíbula dos animais e a humana, além da maior segurança para os pesquisadores durante os procedimentos. “Já realizamos pesquisas com coelhos, ovelhas e ratos, mas esta é a primeira com miniporcos. Criamos uma falha na mandíbula do animal onde é colocado o implante, que emite uma pequena descarga elétrica contínua para estimular a formação óssea”, explica o Professor Tiago Treichel.
 
(Modelo do implante que será aplicado)
 
Para o Professor César Benfatti, a parceria com a UniRV é fundamental. “Trabalhamos com a saúde humana, e quanto mais próxima da nossa for a fisiologia do modelo animal, melhor. Suínos maiores são difíceis de manejar e oferecem risco aos pesquisadores. O modelo com miniporcos tem despertado o interesse de muitos cientistas, o que pode atrair investimentos e fortalecer o laboratório de próteses da UniRV”, destacou.
 
 
O Professor Gabriel Magrin reforça o caráter pioneiro da iniciativa. “Até o momento, não temos conhecimento de outro estudo que utilize esse modelo para analisar a regeneração óssea ao redor de implantes dentários. A depender dos resultados, o impacto para a ciência será significativo”, afirma.
 
A discente Ana Clara Kuerten Gil também destaca a relevância do projeto para sua formação acadêmica e para o futuro da pesquisa. “Está sendo muito enriquecedor participar desse estudo, aprender com os professores e trocar experiências. Nosso objetivo é ampliar as possibilidades de pesquisa aqui e, quem sabe, levar essas contribuições para Florianópolis”, comenta.
 
O projeto é financiado pelo ITI – International Team of Implantology, associação global com mais de 25 mil membros dedicada à promoção e disseminação do conhecimento na área da implantodontia. O ITI é reconhecido pelo incentivo a práticas científicas éticas, inclusivas e voltadas à inovação.
 
Para a UniRV, a parceria reforça o papel da Universidade como protagonista em pesquisas com potencial de impacto internacional. “Este trabalho demonstra o compromisso da instituição com o avanço da ciência e com a formação de profissionais capacitados e inovadores. Estamos orgulhosos em contribuir com um projeto que pode transformar a implantodontia e os tratamentos regenerativos”, ressaltou o reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto.
 
 
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Marcos Santos

 

+ Notícias

#

Professora de Psicologia participa de evento do Conselho Federal e integra livro lançado

  Em comemoração ao Dia do Psicólogo, celebrado em 27 de agosto, a professora da Faculdade de Psicologia, Dra. Fabiana Darc Miranda, particip...

#

Atletas da UniRV chegam a João Pessoa para o JUBs Praia

Dando continuidade ao legado de sucesso nas competições esportivas, a delegação esportiva da Universidade de Rio Verde estreia hoje (01), em J...

#

Chegou a temporada do espetáculo dourado do Ipê-Amarelo no Campus Rio Verde

    O cerrado se veste de festa quando agosto chega, é o mês em que o sol parece se desdobrar em flores, e o Ipê-Amarelo empresta ao ch&ati...

#

Equipe feminina de futebol da UniRV é destaque no JUGs 2025

A Universidade de Rio Verde participou de mais uma edição de sucesso dos Jogos Universitários Goianos. A cerimônia de abertura contou com a pre...

#

Docente da UniRV atua como avaliadora da CAPES em Brasília

  A Professora da Faculdade de Agronomia e do Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal (PPGPV-UniRV), Dra. Camila Jorge Bern...