A entrega do Centro de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação – Agrohub UniRV marcou o início de uma nova fase no ecossistema de inovação da região do sudoeste goiano. Segundo o reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, o Agrohub simboliza a visão de futuro da Universidade de Rio Verde em se consolidar como uma instituição que inova, empreende, dialoga com o mundo e que devolve à sociedade conhecimento capaz de transformar.
“Já contamos com 12 startups incubadas e cerca de 10 milhões de reais em investimentos. Hoje, lançamos as bases de um ecossistema que pertence a todos nós e que certamente impulsionará Goiás e o Brasil a um novo patamar de inovação”, compartilha.
Entre as startups incubadas, está a plataforma Acesse Libras AI. A iniciativa totalmente inovadora, une propósito social, pesquisa científica e tecnologia, e visa garantir acessibilidade a pessoas surdas.
O projeto é idealizado pela Professora e intérprete da UniRV, Edina Falcão, e seu marido, acadêmico do curso de Engenharia de Software, Rowan Falcão. Se trata de uma plataforma que utiliza inteligência artificial e avatares ultrarrealistas para traduzir português para Libras e vice-versa em tempo real.
O avatar desenvolvido pela equipe reproduz expressões faciais, movimentos corporais e nuances da gramática visual da Libras algo inédito na maior parte das soluções atuais, que costumam gerar traduções robotizadas e pouco naturais.
A Professora conta que foi dentro da UniRV que o Acesse Libras AI ganhou corpo técnico com uma equipe formada por estudantes e profissionais, conectando experiências de vida à pesquisa acadêmica, desenvolvimento tecnológico e à extensão universitária.
Atualmente o projeto se dividido em três pilares. O primeiro é o Instituto Acesse Libras, que forma intérpretes, oferece reforço gratuito para alunos surdos e atua como espaço de apoio educacional; o segundo se baseia nas associações sociais (NAS CER e ARVS), que organizam e fortalecem a comunidade surda local. O terceiro é o Acesse Libras AI: a solução tecnológica baseada em IA.
Segundo o reitor, o Acesse Libras AI representa a missão do AgroHub UniRV de transformar conhecimento em soluções reais. “Para nós é motivo de orgulho ser incubadora de projetos que unem tecnologia e compromisso social. Este projeto simboliza como a inovação pode nascer do cotidiano, da sensibilidade e da vontade de fazer diferença”, comenta Barella.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Arte: Vinícius Macedo