Nesta terça-feira, 18 de novembro, os acadêmicos de Enfermagem realizaram uma Simulação Realística como parte da disciplina de Fundamentos de Enfermagem no Suporte Básico de Vida.
Nesta disciplina, os estudantes aprendem a aplicar um protocolo de atendimento no qual se estabelecem o reconhecimento e a realização das manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP).
Com o intuito de estimular a prática dos primeiros socorros aprendidos em sala, a turma realizou de forma lúdica uma encenação na qual seria realizado o atendimento às vítimas de um feminicídio e em seguida um acidente de trânsito.
O teatro representava uma festa, na qual um casal discutia e o homem alcoolizado agredia a parceira e depois fugia, causando um acidente de trânsito.
Em seguida foram acionadas as autoridades, e os Enfermeiros chegam ao local com o Deslocamento Médico Emergencial – UTI Móvel para prestar socorro às vítimas e possíveis sobreviventes. As imagens são somente encenadas.
FOTO ENCENADA
Sob a orientação da professora especialista Bruna Louzada Saez e apoio do DEME, os acadêmicos aprenderam como realizar a prestação de socorro utilizando o método start, que é um processo de triagem para rápida classificação em Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV).
"A simulação realística na disciplina de Fundamentos de Enfermagem é um marco importante na formação dos futuros enfermeiros. Preparamos profissionais competentes e empáticos, e essa abordagem permite aos estudantes vivenciarem situações reais, desenvolvendo habilidades técnicas e resolutivas. Orgulho de nossa equipe e acadêmicos", comenta o reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Marcos Santos