A Universidade de Rio Verde marcou presença na 35ª Conferência da ANPROTEC – Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, realizada entre os dias 13 e 16 de outubro, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento foi organizado pela ANPROTEC, em parceria com o SEBRAE e instituições locais de inovação, reuniu representantes de universidades, parques tecnológicos, incubadoras, startups e agentes públicos de todo o país.
A UniRV foi representada pelo Coordenador de Inovação, Kermme Jorge Moreira Rebouças, que acompanhou de perto as discussões e tendências nacionais sobre empreendedorismo inovador, gestão de ambientes de inovação e fortalecimento dos ecossistemas regionais. Durante os quatro dias de programação, o representante participou de palestras, mesas-redondas.
O Professor também participou de diversas atividades, com destaque para os painéis sobre transformação digital e inovação aberta, sustentabilidade e economia verde aplicada à inovação, políticas públicas para fomento de startups e ambientes de inovação, modelos de governança e financiamento de centros de inovação, implementação do modelo CERNE e o papel das universidades na promoção de ecossistemas regionais de inovação.
O representante oficial da Universidade também participou, como membro elegível, da Assembleia Geral da ANPROTEC, onde foi deliberada a escolha da cidade de Manaus (AM) como sede da 36ª Conferência da ANPROTEC, prevista para 2026. A votação contou com ampla representatividade das instituições associadas, reforçando a integração e o fortalecimento da rede nacional de inovação.
A participação da UniRV na Conferência nacional também abriu caminhos para ampliar a divulgação do papel da Instituição na implantação de um ecossistema de inovação regional, com estruturação do Centro de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação – AgroHub UniRV. Além de fortalecer o diálogo com atores estratégicos do ecossistema brasileiro de inovação.
“Nossa participação na Conferência proporcionou oportunidades de aproximação com gestores de parques tecnológicos, incubadoras e agentes públicos de inovação, resultando em potenciais parcerias para o desenvolvimento de projetos colaborativos. Foi uma excelente oportunidade para formatar boas práticas e modelos de gestão que poderão contribuir com o nosso AgroHub UniRV,” avaliou Kermme.
“A presença da UniRV nesse evento nacional reforça o nosso compromisso Institucional com a promoção da cultura de inovação, o incentivo ao empreendedorismo e o fortalecimento do ecossistema regional, consolidando a Universidade como protagonista no desenvolvimento científico e tecnológico do Centro-Oeste,” destacou o reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Arquivo Pessoal