Em celebração ao Dia das Crianças, a Prefeitura de Rio Verde promoveu uma festa infantil na Clínica TEIA, unidade especializada para atendimento multidisciplinar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e convidou a Universidade de Rio Verde para participar deste evento, levando em consideração o papel social da instituição.
Um dos programas selecionados foi o Sorria, é Pet Terapia!, coordenado pelas Professoras Dra. Mariana Paz Rodrigues Dias, da Medicina Veterinária, e Ma. Maíra Paz Rodrigues, da Fisioterapia. Este programa integra atividades de interação entre humanos e animais para promover bem-estar emocional, estímulo sensorial, relaxamento, socialização e redução de ansiedade.
“Os animais atuam como facilitadores de vínculo afetivo, auxiliando crianças a expressar sentimentos, desenvolver confiança, comunicação e empatia”, explica Prof. Mariana.
O outro programa levado a Clínica foi o Laços Inseparáveis, coordenado pela Professora Ma. Maira Paz Rodrigues, da Fisioterapia. Este projeto é voltado a atividades de apoio físico, motor e terapêutico, com abordagens adaptadas para os cuidadores de pessoas com deficiência.
“O programa oferece atividades de alongamento, relaxamento e autocuidado, promovendo uma pausa restauradora para que essas pessoas, que dedicam tanto de si aos outros, possam olhar para si mesmas e renovar suas energias”, ressalta a Prof. Mariana.
Durante o evento na Clínica TEIA, as crianças puderam experimentar momentos de interação com os cães e coelhos do Sorria, é Pet Terapia!, participar de sessões de brincadeiras motoras e sensoriais, além de receber acolhimento e atenção individualizada.
Essa ação proporcionou às crianças com TEA momentos de socialização, alegria e estimulação terapêutica num ambiente festivo, promovendo inclusão.
A Professora Mariana reforça que a participação da UniRV no evento também fortalece os vínculos entre a academia, o poder público e a comunidade, visibilizando os potenciais dos programas extensionistas.
Além disso a atividade contribuiu para a conscientização pública acerca do autismo, seus desafios e as possibilidades terapêuticas, favorecendo empatia e maior compreensão social.
Durante a atividade, os acadêmicos tiveram a oportunidade de experienciar prática real de ensino-aprendizagem, permitindo que os estudantes experimentem, adequem métodos terapêuticos e atuem em situações concretas com público especial.
O reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, ressalta que esta ação resulta em uma melhor formação dos acadêmicos da UniRV. “Acreditamos que essa ação conjunta, reafirma o compromisso da UniRV com a extensão de impacto social e complementa ainda a formação de profissionais mais conscientes e capacitados. A ação possibilita ainda que os acadêmicos compreendam melhor os aspectos teóricos e práticos do autismo e de sua intervenção multidisciplinar”, assinala.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Divulgação