Na noite desta quinta-feira, 25, teve início o VIII Colóquio Nacional e VI Internacional de Direito do Agronegócio e Desenvolvimento e Pesquisa da Universidade de Rio Verde. O evento atua como um espaço para fomentar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, promovendo discussões abrangentes sobre os desafios jurídicos e regulatórios do agronegócio brasileiro, setor que se destaca como o mais avançado, tecnológico e competitivo da economia nacional.
Esta edição do evento reúne autoridades da área jurídica, acadêmicos e docentes para debater o tema “Agronegócio, Desenvolvimento e Democracia: Construindo Caminhos Sustentáveis”, disseminando a produção científica, técnica e tecnológica resultante da pesquisa acadêmica resultante da pós-graduação.
Estiveram presentes o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Professor Dr. Elton Brás Camargo Júnior; a Diretora da Faculdade de Direito, Professora Dra. Línia Dayana Lopes Machado; o Vice-Coordenador e Docente Permanente do Programa, Professor Dr. Fabrício Muraro Novais; o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, Professor Dr. Givanildo Zildo da Silva; e o representante da Ordem dos Advogados do Brasil subseção Rio Verde, Dr. Antônio Lascuevas.
Além dos professores Dr. João Porto Silvério Júnior, Dra. Mariana Nascimento Siqueira, Dra. Muriel Amaral Jacob, Dr. Murilo Couto Lacerda, Dr. Nivaldo dos Santos, Dra. Patrícia Spagnolo Parise Costa, Dr. Paulo Antônio Rodrigues Martins, Dra. Rejaine Silva Guimarães e Dr. Rildo Mourão Ferreira.
Dando início ao evento, a Coordenadora do Mestrado em Direito do Agronegócio e Desenvolvimento, Professora Dra. Carolina Merida, se fez presente de forma online e deu boas-vindas aos participantes. “Este evento é muito importante para destacar como o Agronegócio é uma área fundamental do desenvolvimento do Brasil, fonte de pesquisas promissoras e motor da economia. Buscamos sempre manter a academia alinhada às demandas da área e esperamos que este evento seja enriquecedor a todos nós participantes”, declarou.

O Pró-reitor de Pós-graduação, Prof. Elton, reforçou que o mestrado é uma grande ferramenta de produção científica e reforçou o compromisso da instituição em ofertar aos acadêmicos a melhor infraestrutura possível para a continuidade e o desenvolvimento de programas de pós-graduação e entre outros, como este. “É muito gratificante ver a realização de um evento como este que mostra que a Universidade busca contribuir diariamente para o futuro brilhante de seus acadêmicos. Participar de um mestrado é uma grande oportunidade, então esperamos que todos aproveitem”, comenta.
A palestra de abertura do VIII Colóquio teve como tema “Carga Tributária em Transformação: Perspectivas para o Agronegócio Pós-reforma”, mediado pelo Professor Dr. Fabrício Muraro Novais e debatido pelos Professores Me. Manoel Cícero Squiapati Seragini Gonzalez e Me. José Luis Ribeiro Brazuna, que participou de forma remota.
Durante a discussão, os professores esclareceram que para o agronegócio, a reforma promete mais simplicidade no sistema, possível aumento de custos, créditos de impostos e exportações protegidas. Porém pode ter impacto desigual entre grandes agroindústrias e cooperativas e pequenos produtores podem sentir mais os custos e a burocracia. A reforma pode ainda mudar incentivos e benefícios regionais.
O reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto reforça o prestígio do evento em alimentar discussões relevantes para o mercado. “O Colóquio é um evento muito positivo para a UniRV, sendo fundamental na disseminação da produção científica em prol da sociedade. Este ano o tema abordado é um assunto de relevância nacional: a reforma tributária. Temos certeza que as discussões promovidas aqui, assim como os artigos e trabalhos divulgados serão de grande importância para esclarecer o assunto”, comenta.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Marcos Santos