Em junho de 2024, a Universidade de Rio Verde se tornou a primeira instituição de ensino superior do Brasil a receber o selo prata de Campus Saudável, proposto e desenvolvido pela Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). Desde então, tem ampliado sua atuação como um polo de desenvolvimento esportivo e promoção de bem-estar.
Dentro das iniciativas que colocam a UniRV alinhada a missão do Programa de Campus Saudável, uma delas é a Academia UniRV. O espaço oferece gratuitamente aos estudantes e servidores da Instituição uma introdução à atividade física. Além dos variados aparelhos de musculação, a academia oferece aulas de muay thai, tênis de mesa e natação, em uma piscina semiolímpica aquecida.
Um dos diferenciais da Academia UniRV, são os atendimentos de fisioterapia ortopédica, desportiva e pediátrica. Lá, acadêmicos e professores da Faculdade de Fisioterapia realizam avaliações físicas e os frequentadores podem contar com acompanhamento especializado.
A Academia também é o local onde acontecem os atendimentos destinados aos idosos, com o objetivo de melhorar a mobilidade, prevenir quedas e aumentar a qualidade de vida, além de tratar doenças comuns da terceira idade, como osteoporose e artrite.
Com uma estrutura voltada ao estímulo de atividades físicas, a UniRV tem um ambiente propício que atende desde o esporte de rendimento até práticas recreativas. Os atletas das mais diversas modalidades têm acesso a espaços equipados, como a Arena UniRV. Além disso, a participação em campeonatos internos e externos, integram a comunidade acadêmica e aproximam os estudantes do universo esportivo.
O acadêmico Arthur Bruno, que compete no atletismo, compartilha que as competições da UniRV motivam sua rotina de treinos. “Eu corro há mais de 2 anos e desde lá sigo treinando com foco nas corridas e me preparando cada vez mais. Hoje me preparo para uma maratona, exige muito do psicológico do atleta, mas com determinação e persistência podemos chegar a qualquer lugar”, comenta.
O reitor da UniRV, Professor Dr. Alberto Barella Netto, destaca que o investimento no esporte é também uma estratégia de saúde pública e inclusão. “Acreditamos que o esporte, além de seu papel formador e competitivo, é essencial para o bem-estar físico e mental dos nossos estudantes. Buscamos fortalecer a disciplina, o espírito de equipe e o equilíbrio emocional, fundamentais para o sucesso na vida acadêmica e profissional. Parte do nosso esforço também se estende à comunidade, por meio dos atendimentos e projetos de extensão”, afirma.
Diversos estudos acadêmicos comprovam que a prática regular de atividades físicas reduz significativamente os níveis de estresse, ansiedade e depressão entre universitários. Um deles, publicado na revista Caderno Pedagógico, mostra que exercícios físicos, especialmente os de intensidade moderada a vigorosa, como treinamento intervalado de alta intensidade, contribuem para a melhoria do humor, aumento da disposição e melhora do condicionamento físico, além de promover benefícios psicológicos como a redução de sintomas de ansiedade e depressão.
Atenta a isso, a UniRV promove ações de conscientização sobre saúde mental, integrando o esporte às campanhas de prevenção e aos programas institucionais de acolhimento psicológico, como as práticas de Yoga que acontecem durante o semestre letivo.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Arte: Rogério Guimarães