Desde que foi estruturado em 2004, o Conselho Universitário (CONSUNI) tem desempenhado um importante papel na aprovação de projetos e diretrizes que moldaram o presente e projetaram o futuro de excelência da Universidade de Rio Verde. O Órgão que representa a consolidação da autonomia universitária, o fortalecimento da governança e o compromisso com a transparência institucional, a partir do momento em que a então FESURV - Fundação do Ensino Superior de Rio Verde, à época, conquistou o reconhecimento oficial como Universidade, completou a 100ª Reunião Ordinária nesta quarta-feira, dia 02 de julho.

E para celebrar esse importante marco que selou a nova fase da Instituição no cenário da educação superior, conselheiros e conselheiras se reuniram em clima festivo e de celebração aos avanços institucionais nesses mais de 20 anos de atuação do Conselho. Além das pautas deliberativas, a reunião ressaltou o papel estratégico do CONSUNI na consolidação de políticas acadêmicas e administrativas que reflete a visão de futuro da atual gestão em evidenciar a consolidação da Universidade como a excelência, no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação.
O momento histórico para a Instituição, contou com a deliberação de pautas importantes, como a aprovação da Resolução que regulamenta o processo de avaliação da produção científica do docente, indo ao encontro dos atuais investimentos que tem alavancado a pesquisa científica em todas áreas, além da homologação do resultado das Eleições aos cargos de Diretor das Faculdade e coordenadores e os respectivos vice dos Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, para o Biênio 2025/2-2027/1.
Em clima comemorativo, o presidente do CONSUNI, o reitor Professor Dr. Alberto Barella Netto compartilhou com os presentes, o nome dos primeiros integrantes do órgão, conforme Ata da primeira reunião, data de 01 de junho de 2004. Completando sobre o papel do Conselho, o Reitor enfatizou alguns marcos importantes na história da UniRV, como a aprovação para abertura dos campi em outras cidades.
O momento de celebração da 100ª Reunião serviu também para convidar os conselheiros para o lançamento oficial Rádio UniRV FM, com data marcada para entrar ao vivo, no dia 14 deste mês, se tornando mais um importante marco para a comunicação educacional em todo o estado.
Corroborando as aprovações que impactam positivamente a excelência da Universidade de Rio Verde, Alberto Barella compartilhou a abertura do processo seletivo do Doutorado em Produção Vegetal, aprovado junto à CAPES e presenta um avanço acadêmico e científico, fortalecendo ainda mais a reputação de excelência da Universidade no cenário nacional. Além disso, no contexto do agronegócio, o Doutorado representa uma contribuição ainda maior, com a oportunidade de desenvolver novas tecnologias e soluções para os desafios enfrentados pelo setor.
Comemorando esse marco histórico na trajetória da instituição, o Reitor realizou a entrega de uma placa simbólica como forma de reconhecimento institucional à participação dos conselheiros na 100ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário. A homenagem representou o agradecimento ao compromisso contínuo, e à contribuição de cada conselheiro na construção de uma Universidade cada vez mais comprometida com a excelência acadêmica.
O encontro histórico contou também com a entrega de uma homenagem da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, ao Reitor como maneira de agradecimento e reconhecimento ao fomento e incentivo voltados ao esporte universitário em todos os campi da UniRV. desde 2021, Alberto Barella tem mantido um olhar voltado à integração esporte e educação, reforçando o selo prata de Campus Saudável, da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU).

"Deus me deu a alegria de presidir a 100ª Reunião do nosso Conselho Universitário. Este Conselho foi e continua sendo o espaço legítimo onde se constroem, com diálogo e compromisso, as decisões que sustentam a autonomia, a expansão e a excelência da nossa Universidade. Celebrar esse marco é reconhecer que cada conselheiro, ao longo desses mais de 20 anos, contribuiu para transformar projetos em legados. A UniRV que vemos hoje, com novos campi, novos programas, e novos horizontes, é fruto desse compromisso compartilhado. Que venham as próximas 100 reuniões, com a mesma paixão por transformar vidas por meio da educação, “ brincou o Reitor.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista: Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Marcos Santos