Rumo à reta final da Semana de Vestibular de Medicina da Universidade de Rio Verde, hoje os candidatos lutaram por uma vaga no Campus Formosa. A empolgação dos inscritos marcou o quarto dia de provas presenciais, e apesar de se tratar de um momento decisivo, o clima nos locais de prova era leve, apesar da importância do momento, o ambiente permaneceu leve, embalado pelo apoio das famílias e pela acolhida cuidadosa da instituição.
Implantado em 2018, o Campus Formosa ocupa posição privilegiada, ficando a apenas 80 km de Brasília, permitindo aos acadêmicos viver as oportunidades do entorno da capital federal sem abrir mão do cotidiano tranquilo do interior. Em 2024, o curso recebeu nota 5, conceito máximo do Conselho Estadual de Educação, após a banca examinadora atestar a excelência das instalações acadêmicas, a qualidade das instalações e das parcerias com órgãos de saúde locais.
Os inscritos Fernanda e Vinícius, de Brasília, compartilham que estas foram algumas das razões pelas quais escolheram realizar a prova. “Eu sempre sonhei muito com a Medicina, é algo que quero muito e por isso acredito que a UniRV é o melhor lugar para mim. Seria incrível poder realizar este sonho perto de casa”, declara Fernanda.
A atuação social do Campus também atrai candidatos por seu impacto. No ano passado, a prefeitura concedeu à unidade, pelo segundo ano consecutivo, o Selo de Responsabilidade Social, que reconhece instituições comprometidas com programas comunitários e geração de oportunidades. A certificação reforça o papel da Universidade no desenvolvimento de Formosa, tanto na saúde pública quanto no desenvolvimento local.
Residente de Formosa, Renatta compartilha que o engajamento social do Campus foi o que a fez escolher o polo para realizar o seu antigo sonho de cursar Medicina. “Sou de lá e posso afirmar que a UniRV trouxe muitos benefícios à cidade. Tenho observado que os futuros médicos já participam de programas sociais, ajudando a população e essa é uma das razões que me motivaram, pois quero muito fazer parte disso, quero estar engajada nestas causas, dar continuidade às ações e ser médica em Formosa!”, compartilha.
Na torcida pela esposa, Aldo reforça que a UniRV tem contribuído com o desenvolvimento da cidade. “A escolha dela pelo Campus mostra o que a Universidade trouxe para a cidade de Formosa. Esta parceria já tem efeitos muito positivos, os acadêmicos atuam e dão suporte nas Unidades Básicas de Saúde, e futuramente estarão no Hospital”, afirma.
Vindas de Goianésia, as amigas Luana, Kellyta, Gabriella e Laura, contam que desde o engajamento social, a proximidade de casa e até a cultura esportiva ajudaram a formar a escolha pelo Campus Formosa.
Além das atividades pedagógicas, o campus marca presença nas atividades esportivas, criando um ambiente saudável e integrado. “Quero ser aprovada no Campus de Formosa pelo engajamento que a comunidade acadêmica de lá dá ao esporte, além da infraestrutura excelente”, comenta Luana.
Para Kellyta, o Campus foi muito bem recomendado pelos amigos que já estudam lá. “Essa aprovação será muito importante para mim, a UniRV tem um ótimo ensino e foi muito indicada pelos meus amigos”, compartilha.
Pensando na comodidade, Gabriella conta que sonha com a aprovação em Formosa para ficar perto de seus amigos e familiares residentes da cidade.
Com foco na principal missão da Medicina aliada ao impacto positivo da UniRV na saúde local, Laura afirma que o trabalho realizado pelo Campus formou sua opinião. “Quero estudar em Formosa pelo seu papel social, com atendimentos a população e ações sociais”, conta.
De Brasília, Ludmila compartilha que a escolha pelo Campus Formosa une seu amor por esportes e pelo sonho de mudar e salvar vidas. “Vim fazer a prova, e um dos motivos que mais me incentivou a escolher este polo, além da qualidade do curso, é a presença esportiva do campus nas competições internas da UniRV, que já observei. E ainda, o papel social que exercemos durante o curso”, afirma.
O reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, comemora o sucesso do Campus Formosa, seu impacto positivo na região e popularidade entre os vestibulandos. “Este dia de provas confirma a nossa vocação em formar médicos preparados, socialmente responsáveis e integrados à realidade regional. Este compromisso institucional é o que faz do nosso processo seletivo o primeiro contato de futuros profissionais com uma instituição que cresce lado a lado com as cidades que a abrigam”, declara.
Amanhã, 06 de junho, é o último dia de provas do Vestibular de Medicina, com vagas para o campus de Luziânia.
A divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva de hoje acontece após as 20h.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Eduardo Thomaz e Marcos Santos