A Universidade de Rio Verde sedia nesta terça-feira, dia 27 de maio, o II Workshop da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro-Oeste – Agrobiotec, projeto vinculado ao edital nº 20/2023 da CAPES, que tem como foco o desenvolvimento de ações em biotecnologia aplicada ao agronegócio, visando à sustentabilidade ambiental, econômica e social. A Rede Agrobiotec é elo estratégico na geração de conhecimento e de soluções sustentáveis para o setor agrícola, além de fortalecer a integração entre ensino, pesquisa, inovação e extensão, com o foco nos programas de pós-graduação.

O evento conta com a participação de representantes das instituições que integram a Rede, a UFMT, UNIC, UFG e UNEMAT e UniRV, vinculados a diversos programas de pós-graduação, com o objetivo de fortalecer rede de colaboração científica no Centro-Oeste. Estão sendo desenvolvidas ações conjuntas que beneficiam os Programas de Pós-Graduação Genética e Melhoramento de Plantas; Ciência Animal; Nutrição, Alimento e Metabolismo; Produtos de Origem Animal; Biociência Animal; Produção Vegetal e Direito do Agronegócio e Desenvolvimento, sendo os dois últimos ofertados na UniRV.
Além das atividades técnicas, os participantes fizeram um tour pela Universidade, conhecendo de perto a infraestrutura da instituição, incluindo laboratórios, setores de apoio e a Assessoria de Comunicação (Ascom). Na oportunidade, alguns membros participaram da gravação de um podcast da Faculdade de Agronomia, compartilhando suas experiências, desafios e os avanços da Rede de biotecnologia para o agronegócio.
Os participantes continuam com uma agenda de encontros no período da tarde, com uma sessão de trabalho dos coordenadores, e uma apresentação da Rede, bem como, dos projetos para docentes e discentes dos Programas de Mestrados da UniRV, marcada para às 19h, no Centro de Convenções.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Marcos Santos