Na última semana a Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde participou da XXX Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do Sudoeste Goiano. O evento contou com a presença de profissionais, pesquisadores e professores, em uma programação que visou abordar temas relevantes e em alta na área.
O primeiro dia da Jornada tratou de temas como o que mudou em relação aos exames obrigatórios de pré-natal e a inversão da pirâmide, que foca em exames e acompanhamento preventivo, em vez de apenas lidar com problemas de saúde já instalados. Atualmente a lista de exames obrigatórios evoluiu, com a inclusão de novos testes e aprimoramento de métodos de diagnóstico.
Outros assuntos discutidos foram complicações comuns que podem ocorrer na gestação e parto, como a amniorrexe prematura e o acretismo placentário. Também foi discutido o câncer de mama durante a gravidez, que embora raro, ainda é uma possibilidade que demanda atenção e cuidados específicos. A gravidez e a amamentação podem tornar o tecido mamário mais denso, dificultando a detecção precoce do câncer. No entanto, com o diagnóstico e tratamento adequados, é possível garantir a saúde da mãe e do bebê.
O primeiro dia terminou com a palestra sobre a história da medicina fetal, tratando das origens, atuais aspectos e quais as perspectivas para o futuro da área, com o médico especialista Waldemar Naves do Amaral, mediada pelo Coordenador dos Programas de Residência Médica da UniRV, Prof. Me. Thiago Garcia Freire e pelo Diretor Técnico do Hospital Unimed Rio Verde, o ginecologista José Antônio da Silveira Leão.
O segundo dia da Jornada começou com a discussão sobre os caminhos avançados da contracepção, identificação e avaliação da infertilidade pelo ginecologista. Outra discussão foi a mudança no rastreamento do câncer de colo do útero com a substituição gradual do exame de Papanicolau pelo teste molecular de DNA-HPV, transição que visa melhorar a detecção precoce e a prevenção da doença.
O evento também abordou os tratamentos para a infertilidade, endometriose, e do câncer de mama.
Para o Reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, o envolvimento da Faculdade de Medicina da UniRV na Jornada é motivo de orgulho, pois mostra o compromisso dos futuros médicos com a busca pelo saber. "É com grande alegria que parabenizo a todos pelo empenho e participação neste importante evento. Esta parceria fortalece a troca de experiências entre profissionais e estudantes e acima de tudo promove o avanço do conhecimento na área médica. Nossa Universidade reitera seu total apoio a atividades que permitam a colaboração e o aprendizado dinâmico em prol da saúde", assinala.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Faculdade de Medicina