Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

Campanha Maio Amarelo por segurança no trânsito movimenta a UniRV

Publicado em: 21-05-2025
Compartilhar

Anualmente o mês de maio toma a cor amarela em todo o Brasil para alertar sobre a importância da segurança no trânsito. Na noite desta quarta-feira, a Universidade de Rio Verde sediou uma palestra educativa com o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica e reduzir os acidentes nas vias urbanas e rodovias.
 
Este ano com o tema ‘Desacelere. Seu bem maior é a vida’, a campanha convida a todos para uma reflexão sobre a importância de atitudes prudentes e responsáveis ao volante, na bicicleta ou até mesmo como pedestre.
 
 
Iniciando o evento, o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Professor Dr. Arício Vieira da Silva, reforçou a importância da campanha e o envolvimento de todos na disseminação das informações para transformar o trânsito em um espaço mais seguro e humano.
 
 
Dando início às atividades, o agente Divino Roberto Cabral iniciou a palestra exibindo o vídeo oficial da campanha Maio Amarelo 2025. O material alertou sobre o perigo da pressa, tanto dentro quanto fora do trânsito, mostrando como atitudes impensadas e comportamentos irresponsáveis podem ter consequências irreversíveis. O agente destacou que o objetivo da campanha é despertar a consciência sobre a responsabilidade de cada cidadão na construção de um trânsito seguro.
 
 
Dando continuidade à programação, o agente Evandro Leite Ribeiro abordou as principais regras de trânsito, esclarecendo dúvidas frequentes do público. Entre os temas discutidos, destacou-se a questão da tolerância ao álcool no sangue, conforme o Código de Trânsito Brasileiro, e os mitos mais comuns sobre os limites legais. O agente também reforçou o papel da cidadania e do respeito mútuo entre motoristas, ciclistas e pedestres como pilares para um trânsito mais seguro.
 
 
Encerrando a ação, o Delegado Maurício Santana trouxe à tona a aplicação prática das leis em casos de acidentes e infrações de trânsito. Ele explicou como funcionam os trâmites legais, desde a abordagem inicial até a responsabilização criminal, quando necessária. O delegado frisou que a legislação existe não apenas para punir, mas principalmente para proteger vidas e prevenir tragédias. Em sua fala, reforçou a importância de campanhas como o Maio Amarelo para promover uma cultura de paz e responsabilidade no trânsito.
 
 
A palestra apresentou dados e estatísticas alarmantes sobre os acidentes de trânsito registrados no estado de Goiás, reforçando a importância de ações educativas e preventivas.
 
O reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, reforça o compromisso da UniRV em ser um canal para a ampliação de campanhas que visam a segurança e o bem-estar da população. “Neste Maio Amarelo, reforçamos nosso compromisso com a vida e a segurança no trânsito. A universidade tem um papel fundamental na formação de cidadãos responsáveis. Precisamos transformar comportamento com educação e diálogo. Cada atitude segura pode salvar vidas”, afirma.
 
 
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Marcos Santos

+ Notícias

#

Universidade de Rio Verde inaugura oficialmente a Rádio UniRV 87.1 FM

  Mais um marco importante na história da Universidade de Rio Verde e que reflete o compromisso da atual gestão em ultrapassar os muros institucionais...

#

UniRV fomenta a criação de um ecossistema de inovação em Rio Verde e região

A Universidade de Rio Verde vem se consolidando como protagonista na promoção da inovação e do desenvolvimento tecnológico em Rio Verde...

#

Avanços tecnológicos na Odontologia: como a carreira está se transformando

  A Odontologia está vivenciando uma verdadeira transformação, impulsionada por avanços tecnológicos que estão redefinindo...

#

UniRV assina convênio com Secretaria de Estado para qualificar forças de segurança

  Na manhã desta quinta-feira, dia 10 de julho, o reitor da Universidade de Rio Verde, Professor Dr. Alberto Barella Netto assinou o Termo de Coopera&ccedi...

#

A modernidade, a ilusão da produtividade infinita e seus efeitos

A modernidade, com seu ritmo acelerado, tecnologia e mudanças sociais, transformou o tempo em um bem precioso. Em um mundo marcado por comparações, c...