No atual cenário administrativo, pensar diferente deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade estratégica. E dentro dessa necessidade estratégica, dois conceitos ganharam protagonismo na formação de administradores, um deles é a inovação e, o outro a economia criativa. Juntos esses conceitos representam a base de um novo modelo de pensamento empresarial, voltado à geração de valor por meio de ideias, originalidade e impacto social.
Quando se fala em inovação no campo da Administração, não deve se limitar ao uso de tecnologia, mas também, o envolvimento da capacidade de criar soluções novas para problemas antigos, melhorar processos, transformar modelos de negócio e antecipar movimentos de mercado. Já a economia criativa se refere a setores que têm a criatividade como principal matéria-prima, como moda, design, audiovisual, publicidade, arquitetura, tecnologia e produção cultural, contudo seu impacto vai muito além desses campos.
A inovação começou a ganhar espaço como conceito estratégico na Administração principalmente a partir das últimas décadas do século XX, com o avanço da globalização, da tecnologia e da competitividade entre empresas. Embora o termo já existisse na economia desde os estudos de Joseph Schumpeter, foi no mundo dos negócios que ele se consolidou como prática indispensável para gerar vantagem competitiva, e nas últimas duas décadas, com a transformação digital, a inovação passou de um diferencial para uma exigência de sobrevivência organizacional.
Deixando de ser vista apenas como um segmento cultural para se tornar uma estratégia de inovação baseada em talento humano, identidade e valor simbólico, a economia criativa ganhou relevância como campo de estudo e prática na Administração a partir dos anos 2000, quando governos e instituições internacionais, como a ONU e a Unesco, passaram a reconhecer o potencial econômico da criatividade, da cultura e da propriedade intelectual. No Brasil, o conceito foi amplamente difundido a partir do relatório da FIRJAN em 2008, que mapeou o impacto econômico de setores criativos no país, sendo hoje, um eixo importante de ensino na Administração.

Diante desses dois conceitos estratégicos na formação de profissionais, o curso de Administração da UniRV oferta uma disciplina que trabalha inovação e economia criativa, ampliando o olhar dos acadêmicos e preparando para o mercado de trabalho. Hadassa Ester David é professora no curso e ministra a disciplina que envolve os dois temas. “Esta disciplina busca formar profissionais mais preparados para os desafios contemporâneos do mercado. Vivemos um período de transformações aceleradas, onde a competitividade não se baseia apenas em recursos tradicionais, mas na capacidade de pensar diferente, adaptar-se rapidamente e gerar soluções criativas e sustentáveis,” explica Hadassa.
A Docente acrescenta também a disciplina trabalhada durante o curso é capaz de oferecer uma visão estratégica para os futuros líderes no campo administrativo. “As competências exploradas durante a disciplina, são capazes de ensinar a liderar com empatia e visão estratégica, contribuindo para o desenvolvimento de um perfil acadêmico e profissional mais completo e preparado, com o domínio de ferramentas teóricas e práticas que estimulam o pensamento disruptivo no sentido de impulsionar mudanças organizacionais,” completa a Professora.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Arte: Eduardo Thomaz