Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

O papel dos professores na excelência acadêmica da UniRV

Publicado em: 24-04-2025
Compartilhar

 
Na base de toda grande transformação educacional, estão os professores, os protagonistas que dia após dia, moldam o conhecimento, o pensamento crítico, a criatividade e o futuro de milhares de estudantes. ​De acordo com o Censo da Educação Superior 2023, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Brasil contava com 368.290 docentes, e esses profissionais estão impactando o aprendizado e abrindo caminhos para uma educação conectada com as demandas do mercado. Na Universidade de Rio Verde, esse panorama se reflete no compromisso dos professores com a excelência acadêmica.

No dia a dia das salas de aula, eles adotam metodologias inovadoras, promovem uma interação próxima com os estudantes e buscam constantemente aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, elevando a excelência da educação oferecida, e moldando o futuro dos acadêmicos. De acordo com a Pró-reitora de Graduação, Professora Dra. Kênia Alves Barcelos, o papel dos professores vai muito além da simples transmissão de conhecimento. “Na UniRV, os docentes têm se destacado como agentes transformadores, moldando o futuro acadêmico por meio de práticas pedagógicas inovadoras, proximidade com os alunos e compromisso com o desenvolvimento humano e profissional,” comenta.

Segundo Kênia, os professores da UniRV têm adotado abordagens didáticas que fogem do modelo tradicional. “O uso de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em problemas (PBL), projetos interdisciplinares, simulações práticas e o uso de tecnologias educacionais, torna o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, atrativo e eficaz. Estas práticas estimulam o pensamento crítico, a autonomia e a criatividade dos estudantes,” afirma a Pró-Reitora.

Professora das disciplinas de português e inglês na UniRV, Dra. Anielle Morais também destaca a dimensão humana da docência, ao reconhecer que o professor é, muitas vezes, a ponte entre o aluno e o mercado de trabalho. “O professor é em geral o primeiro canal que o aluno encontra para o mercado de trabalho. Muito frequentemente recebemos pedidos de empresas para que indiquemos acadêmicos para estágios ou mesmo empregos. Eu costumo indicar os alunos que demonstram boas habilidades e competências técnicas, mas sobretudo com excelentes habilidades emocionais e sociais. Nem sempre os alunos que mais se destacam são aqueles com as melhores notas, mas sim os que se dedicam a construir um perfil profissional competente e ao mesmo tempo sociável. Esses alunos geralmente se dedicam a construir relacionamentos saudáveis com seus colegas, professores e demais membros da comunidade acadêmica”, afirma.

Anielle comenta ainda que no exercício da docência, ela trabalha com uma metodologia focada na perspectiva comunicativa que se baseia no repertório linguístico e cultural que o aluno já domina, facilitando o aprendizado. “Esta é a metodologia mais atual e aplicada no ensino de línguas hoje. Nesse caso abandonamos a ideia de erro e trabalhamos com a noção de adequação e inadequação para o uso da linguagem. Por exemplo, em determinados contextos, uma linguagem formal é adequada e requerida, como em uma apresentação oral, uma reunião de trabalho ou em uma entrevista de emprego. Essa mesma formalidade pode não ser bem-vinda em situações sociais de lazer e descontração porque ela pode retirar a naturalidade e a espontaneidade do diálogo e das interações ali presentes.

Nesse contexto do papel do professor e suas contribuições para a construção do futuro acadêmico, a Diretora da Faculdade de Pedagogia, Professora Ma. Eli Coelho Guimarães Carneiro convida a refletir sobre a evolução histórica do papel docente. Segundo ela, o professor deixou de ser apenas um transmissor de saber para se tornar um agente ativo na formação integral do ser humano. “Percebemos que, historicamente, o papel do professor vai mudando, de acordo com o contexto social, político, econômico, de cada tempo. Na antiguidade, por exemplo, o professor, essencialmente, era um transmissor de conhecimento. A gente passa hoje por um outro tempo, onde surgem várias transformações e uma maior expansão do ensino, e o professor vai mudando o seu papel, passando de mero transmissor do conhecimento, agora com importante contribuição para a formação dos cidadãos,” explica.

“Hoje, somos desafiados a formar indivíduos críticos, reflexivos e preparados para lidar com a complexidade do mundo contemporâneo. Isso exige mais do que conteúdo, exige empatia, atualização constante e compromisso com a transformação social. Essa construção coletiva do saber é parte da identidade da UniRV, que valoriza o protagonismo de seu corpo docente como motor da excelência acadêmica. A interação próxima com os estudantes, a adoção de metodologias ativas e o compromisso com o desenvolvimento humano formam os pilares de uma educação que vai além do diploma, uma educação que transforma realidades e forma cidadãos plenos.

Kênia reforça que os docentes da UniRV se empenham em construir relações de confiança com os alunos. “Essa interação próxima favorece um ambiente mais acolhedor, no qual os estudantes se sentem encorajados a participar, questionar e buscar soluções. O apoio personalizado também tem sido um diferencial, promovendo a inclusão e o respeito às individualidades. E o reflexo dessas práticas pode ser observado no desempenho académico dos estudantes, no aumento do engajamento e nos índices de empregabilidade dos egressos. Professores comprometidos com a qualidade da educação têm um impacto direto na formação de profissionais mais preparados, conscientes do seu papel na sociedade e capazes de enfrentar os desafios do mercado de trabalho,” explica.
 
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Arte: Vinicius Macedo

+ Notícias

#

Universidade de Rio Verde inaugura oficialmente a Rádio UniRV 87.1 FM

  Mais um marco importante na história da Universidade de Rio Verde e que reflete o compromisso da atual gestão em ultrapassar os muros institucionais...

#

UniRV fomenta a criação de um ecossistema de inovação em Rio Verde e região

A Universidade de Rio Verde vem se consolidando como protagonista na promoção da inovação e do desenvolvimento tecnológico em Rio Verde...

#

Avanços tecnológicos na Odontologia: como a carreira está se transformando

  A Odontologia está vivenciando uma verdadeira transformação, impulsionada por avanços tecnológicos que estão redefinindo...

#

UniRV assina convênio com Secretaria de Estado para qualificar forças de segurança

  Na manhã desta quinta-feira, dia 10 de julho, o reitor da Universidade de Rio Verde, Professor Dr. Alberto Barella Netto assinou o Termo de Coopera&ccedi...

#

A modernidade, a ilusão da produtividade infinita e seus efeitos

A modernidade, com seu ritmo acelerado, tecnologia e mudanças sociais, transformou o tempo em um bem precioso. Em um mundo marcado por comparações, c...