A produção científica é um dos pilares do avanço acadêmico e tecnológico, mas para que o conhecimento gerado dentro das universidades alcance a sociedade, é essencial que essas pesquisas sejam publicadas e difundidas. E com o objetivo de estimular essa difusão e publicação das produções científica, bem como, melhorar indicadores de produtividade e fortalecer seus Programas de Pós-Graduação, a Universidade de Rio Verde criou um auxílio financeiro para reembolso de custos de tramitação de artigos científicos
A Portaria implantada desde abril de 2023, atende professores pesquisadores da Instituição que têm se dedicado ao desenvolvimento de pesquisa, beneficiando docentes, discentes, egressos e servidores técnicos-administrativos. O auxílio destina-se a custear artigos científicos por meio do financiamento de redação/revisão de texto, tradução para língua estrangeira, cálculos estatísticos e taxas de publicação em periódicos classificados nos estratos Qualis A4.
Camila Jorge Bernabé Ferreira é Doutora em Agronomia e Professora na Faculdade de Agronomia e no Programa de Mestrado em Produção Vegetal da UniRV, se dedicando às pesquisas na Instituição. A Docente é uma das pesquisadoras que contou com o auxílio publicação da Universidade e vê a iniciativa como janela para publicação em revistas de alto fator de impacto. “Com o apoio do auxílio de publicação, foi possível submeter artigos a revistas de alto fator de impacto, que exigem taxa de publicação, um desafio significativo no passado, especialmente devido à cobrança dessas taxas em moedas estrangeiras. Com essa verba, conseguimos maior flexibilidade na escolha das revistas científicas, permitindo o envio para aquelas que mais se alinham com a qualidade e relevância da nossa pesquisa,” comenta a Camila.
Além disso, a pesquisadora avalia o auxílio como um fator de impacto direto no Mestrado em Produção Vegetal e facilita a publicação, por ser um edital contínuo. “A ação da Universidade teve um impacto direto e positivo na produção científica do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, no qual estou inserida. Além disso, por se tratar de um edital de fluxo contínuo, temos a possibilidade de submeter artigos em qualquer época do ano, o que oferece ainda mais flexibilidade. Cumprindo todas as exigências do edital, o reembolso é realizado de forma rápida e eficiente, “ completa a Docente.
Rose Luiza Moraes Tavares também integra a lista dos pesquisadores que receberam auxílio para custear as taxas de publicação. Doutora em Engenharia Agrícola, a Professora obteve reembolso em três artigos publicados e ressalta que esse apoio da Universidade é essencial para elevar a produção científica. “A publicação de artigos científicos é uma etapa fundamental na carreira acadêmica, permitindo a disseminação do conhecimento, a validação de pesquisas e o avanço da ciência e esse apoio da UniRV no custeio dessas taxas tem sido essencial para garantir a equidade na produção, além de visibilidade e fortalecimento científico dos trabalhos desenvolvidos na instituição, “ afirma a Professora.
"A Universidade de Rio Verde tem um papel fundamental na produção de conhecimento e no avanço da sociedade. Fazer pesquisa é parte essencial da nossa missão, e reconhecer e incentivar nossos pesquisadores é garantir que esse trabalho continue gerando impacto. As publicações científicas expandem as fronteiras do saber, e também reafirmam nosso compromisso com a excelência no ensino e na pesquisa, " destaca o reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Arte: Vinicius Macedo