Nesta quinta-feira, 25 de setembro, é celebrado o Dia Nacional da Rádio. A data comemora o surgimento do primeiro grande veículo de comunicação em massa instalado no Brasil, ferramenta que permitiu a difusão de conhecimento, informação e cultura para toda a população.
Sendo extremamente popular até hoje, a rádio é uma das fontes de informação mais abrangentes e auxilia no combate à disseminação de notícias falsas. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Rádio e Televisão (Abert), elas possuem uma cobertura de mais de 80% nas casas da população.
Neste contexto, relembramos que aqui na Universidade de Rio Verde o compromisso com o conhecimento e a informação levaram a instituição a buscar integrar o plano de expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), com a criação dos canais de TV e Rádio UniRV FM. O projeto é realizado em conjunto com o Ministério da Educação (MEC), Ministério das Comunicações (MCOM), Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) e Associação Brasileira dos Reitores e Reitoras das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM).
A UniRV atualmente compõe o grupo de instituições pioneiras na implantação das duas modalidades de radiodifusão, sendo a única universidade municipal a fazer parte.
A Rádio UniRV FM, inaugurada em julho deste ano, transmite em sua programação conteúdos educativos, culturais e sociais alinhados às redes EBC, Canais GOV, TV MEC e TV Saúde, além dos produzidos internamente, com o objetivo de se aproximar ainda mais da comunidade acadêmica e dar mais opções de visibilidade e formação para seus acadêmicos, professores e servidores.
“Teremos cerca de 16 horas diárias de programação local, feita com a participação ativa da nossa comunidade acadêmica. Não será apenas mais uma rádio em Rio Verde, será a voz da nossa Universidade ecoando em cada lar, em cada bairro, em cada canto desta cidade e da nossa região. Será a voz do ensino, da pesquisa, da extensão e da cultura. Essa conquista representa um grande benefício para a nossa Universidade, que amplia sua presença e a difusão do conhecimento, e um grande benefício para toda a população de Rio Verde, que passa a contar com um novo espaço de informação”, esclarece o reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto.
As negociações para a implementação dos canais começaram em março do ano passado, quando o reitor assinou os acordos no Palácio do Planalto. Em abril a UniRV recebeu a visita técnica das equipes da RNCP e da EBC e em junho, por unanimidade, o Conselho Universitário (CONSUNI) aprovou a criação do Departamento de Radiodifusão da UniRV.
A frequência modulada da rádio é em 87.1 FM, e alcança desde cidades como Jataí até Goiatuba e arredores. A programação musical, além de notícias da Universidade e uma variedade de podcasts produzidos com acadêmicos e docentes da instituição podem também ser acessadas no site da UniRV.
Clique aqui e acesse.
Nesta data, relembramos a parceria da UniRV com a RNCP, que veio para fortalecer o compromisso institucional com a educação, cultura e até mesmo da divulgação científica. “A criação e a implementação da Rádio UniRV FM é uma medida inovadora que com certeza amplia a difusão do conhecimento para além dos muros da Universidade de uma forma nunca antes vista. Além disso, buscamos fortalecer a presença da UniRV e seu papel social, nos conectando com a população também desta forma”, assinala.